CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/03/2017

    Santa Casa realiza primeiro transplante de córnea após reabilitação

    Divulgação
    Depois de três anos sem realizar os transplantes de córneas no hospital, a Santa Casa de Campo Grande operou seu primeiro paciente na última quinta-feira (16). Desde dezembro de 2013 o hospital não tinha habilitação para operar seus pacientes, o que foi recuperado em fevereiro deste ano.

    Fermino Rodrigues Dias, 54, residente no município de Rio Brilhante, sofreu um trauma no olho esquerdo quando talhava um pedaço de bambu e por conta da pressão do corte uma lasca foi lançada em seu olho. Devido ao acidente a vista foi contaminada e evoluiu para uma úlcera de córnea causada por fungo, um grave problema oftalmológico que consiste na destruição do tecido da córnea, comprometendo completamente sua visão. Foram dez dias de tratamentos para tentar conter a ação do fungo, até que, infelizmente houve uma perfuração na área comprometida fazendo com que o paciente precisou passar por uma cirurgia de emergência. 

    De acordo com a diretora do banco de olhos da Santa Casa, Dra. Cristiane Bernades, essa foi uma cirurgia mais complexa, por conta da gravidade em que se encontrava o olho do paciente e o procedimento foi a melhor opção. “Em um contexto geral a cirurgia foi bem tranquila, só tínhamos que ter mais cuidados por conta da grande lesão. Nós contamos com o apoio da equipe da cirurgia geral para nos auxiliar caso houvesse alguma intercorrência”, relata a médica. 

    A cirurgia durou cerca de uma hora e meia e durante o procedimento cirúrgico se fez necessário o uso de antibióticos intraoculares para prevenir que os fungos não piorassem o quadro, dificultando o andamento do procedimento. Hoje, Fermino Rodrigues se recupera bem do procedimento e lembra do quanto era difícil sua rotina com a visão comprometida. “Fico muito feliz por ser o primeiro a ser transplantado na Santa Casa depois de um tempo, fui muito bem atendido, agradeço por terem resolvido meu problema de imediato e agora espero por uma recuperação rápida”, fala o transplantado.

    Sendo o maior pronto socorro do Estado de Mato Grosso do Sul e com a volta dos transplantes de córneas, o hospital passará a receber os pacientes de urgência e emergência de todo o Estado e também começará a agendar cirurgias eletivas. Este retorno, junto com outros transplantes que já estão ocorrendo e os que aguardam habilitação, fortalecem a condição de referência em alta complexidade para o Estado.


    Fonte: ASSECOM


    Imprimir