CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/11/2016

    Tribunal de Contas lança sistema de prestação de contas pela internet

    Divulgação/Arquivo

    Foi lançado nesta quarta-feira (16) pelo TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) o sistema e-Contas, sistema desenvolvido para recepcionar as prestações de contas anuais de forma padronizada e nos moldes definidos pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional).

    O projeto, em fase de teste, contou com um piloto exercendo função pedagógico ao atender gestores e empresas prestadoras de serviços no ramo, esclarecendo dúvidas e dando orientações sobre a nova forma de envio das contas anuais ao TCE.

    Os 79 municípios do Estado serão incluídos no sistema, que estão aptos a enviarem sua prestação de contas de forma online em formato XML (usado pelo Microsoft Excel), assim estruturando os dados para que seja possível utilizá-los em momento posterior ao envio.

    Em 2016, na fase piloto do projeto e-Contas, foram recebidos de forma complementar mais de 950 processos entre Orçamento, Programa, Contas de Gestão e de Governo dos 79 Municípios sul-mato-grossenses.

    De acordo com o TCE, a economia gerada pela prestação de contas pela internet, na primeira fase, foi de 400 mil páginas impressas, além de efetiva redução nos custos com transporte, digitalização e armazenamento dos processos.

    O Tribunal também prevê que o e-Contas dará celeridade ao fluxo do processo, gerando uma significativa economia de tempo, com tendência ao recebimento e julgamento das contas dentro do mesmo exercício, o que além de garantir a razoável duração do processo, trará mais efetividade na apreciação das contas públicas.


    Fonte: campograndenews
    por: Nyelder Rodrigues
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/tribunal-de-contas-lanca-sistema-de-prestacao-de-contas-pela-internet


    Imprimir