CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/08/2016

    Lula assistirá ao pronunciamento de Dilma das galerias, dizem senadores

    Na segunda-feira, presidente afastada apresentará a própria defesa. Lula esteve em Brasília na sexta, se reuniu com ela e volta neste domingo.

    Galerias do Senado ficam situadas acima do painel eletrônico; na foto, senadores no plenário durante a sessão deste sábado do julgamento do processo de impeachment (Foto: Laís Lis / G1)

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistirá das galerias do Senado Federal, na próxima segunda-feira (27), ao pronunciamento da presidente afastada, Dilma Rousseff, durante o julgamento do processo de impeachment, segundo informaram os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Humberto Costa (PT-PE) e Paulo Rocha (PT-PA).

    Durante os três primeiros dias da sessão do julgamento final do impeachment a galeria do plenário do Senado foi ocupada por jornalistas e fotógrafos.

    O senador Paulo Rocha (PT-PA) explicou que a proposta inicial era que os convidados da presidente afastada e do presidente em exercício, Michel Temer, assistissem ao depoimento de segunda-feira nas poltronas situadas nas laterais do plenário, mas Lula pediu para acompanhar da galeria. Segundo Paulo Rocha, o ex-presidente chegará a Brasília neste domingo (28).

    Para apresentar sua defesa, Dilma terá 30 minutos – prorrogáveis por prazo indeterminado a critério do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que comanda a sessão.

    Em seguida, ouvirá questionamentos formulados pela acusação, pela defesa e por senadores e poderá responder ou não.

    Entre as pessoas que devem acompanhar a presidente afastada estão os ex-ministros Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia; Defesa; e Esporte), Aloizio Mercadante (Educação), Eugênio Aragão (Justiça), Jaques Wagner (Casa Civil), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo).

    Os ex-assessores especiais de Dilma Giles Azevedo e Sandra Brandão também a acompanharão.

    Lula em Brasília

    O ex-presidente Lula esteve nesta sexta-feira (26) em Brasília, ficou algumas horas na cidade e voltou para São Paulo.

    Segundo os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Paulo Rocha (PT-PA), ele se reuniu com Dilma no Palácio da Alvorada para fazer "troca de avaliações políticas" relacionadas ao processo de impeachment.



    Do G1, em Brasília
    Por: Laís Lis, Gustavo Garcia e Filipe Matoso
    Link original: http://g1.globo.com/politica/processo-de-impeachment-de-dilma/noticia/2016/08/lula-assistira-ao-pronunciamento-de-dilma-das-galerias-dizem-senadores.html

    --