CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/07/2016

    Senai e Fibria assinam sexta-feira parceria para qualificar 634 pessoas em Três Lagoas

    Divulgação

    O Senai e a Fibria assinam, nesta sexta-feira (08/07), às 10 horas, na unidade operacional de Três Lagoas, um contrato de parceria para a realização de um programa de qualificação profissional na área florestal. Ao todo serão capacitados 634 trabalhadores nos cursos gratuitos de operador e mecânico de máquinas florestais.

    Segundo o gerente do Senai de Três Lagoas, Adevaldos Vasconcelos, do total de vagas, 454 são para o curso de operador de máquinas florestais e 180 para o curso de mecânico de máquinas florestais. Além disso, os alunos terão direito a uniformes, kits escolares e uma bolsa auxilio no valor de R$ 1.100,00 durante o período do treinamento.
    Divulgação

    Ele acrescente que, após serem formados, os trabalhadores vão atuar na área de colheita florestal da Fibria para atender a demanda do Projeto Horizonte 2, que terá capacidade de produção de 1,95 milhão de toneladas/ano. Com isso, a capacidade total de produção da Fibria, considerando-se todas as suas unidades no Brasil, passará para 7,25 milhões de toneladas de celulose/ano.

    Distribuição das vagas

    Adevaldo Vasconcelos reforça que o primeiro módulo da parceria já começou em Água Clara no dia 15 de julho com o oferecimento de 196 vagas, sendo 136 para o curso de operador de máquinas florestais e 60 para mecânico de máquinas florestais. Em Brasilândia, o processo de divulgação das vagas terá início em setembro com 196 vagas, das quais 136 são para o curso de operador de máquinas florestais e 60 para mecânico de máquinas florestais.

    Já em Três Lagoas o processo de divulgação das vagas começará em março do próximo ano, com 242 vagas, sendo 182 de operador de máquinas florestais e 60 para mecânico de máquinas florestais. “A parceria reafirma o compromisso de fomentar o desenvolvimento continuado das comunidades às atividades industriais no município”, afirmou o gerente do Senai de Três Lagoas.

    Ele completa que o Senai ainda vai assinar um termo de cooperação técnica com as prefeituras de Água Clara e Brasilândia para a oferta de cursos de qualificação profissional de acordo com a demanda dos municípios e também da cedência do espaço físico, salas de aula e apoio administrativo para a execução das aulas dos cursos dessa parceria.

    Estrutura

    Atualmente, o Senai dispõe de uma unidade móvel de 39 m² equipada com 10 computadores com softwares de simulação virtual que servem de apoio às ações de capacitação que ocorrem nas áreas de colheita florestal, como operador de máquina de colheita florestal. Na prática, o aluno recebe qualificação teórica nos simuladores virtuais e aula prática realizada nas máquinas reais disponibilizadas pelas indústrias do segmento de celulose instaladas no Estado.
    Divulgação

    Dentro da unidade são ministrados os cursos de operador de forwarder e operador de harvester, sendo que ambos têm carga horária de 380 horas-aulas, e de mecânico de máquinas florestais tem carga horária de 424 horas-aulas, com os três cursos tendo duração de aproximadamente 104 dias.

    Os cursos têm a finalidade de diminuir as falhas operacionais, além de formar trabalhadores especializados, que é a maior necessidade do segmento neste momento. Para fazer a qualificação, é preciso que o trabalhador tenha habilidade com máquinas móveis e equipamentos industriais, além de Ensino Médio completo e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria “C”, “D” ou “E”.

    Serviço 

    A unidade operacional do Senai em Três Lagoas fica na Rua José Amílcar Congro Bastos, 1.313, no Bairro Vila Nova



    Fonte: ASSECOM
    Por: Daniel Pedra

    --