![]() |
Foto: Marcos Barros |
Na noite de 25 de abril de 2016, às 19 horas, aconteceu no Centro de Convenções Oswaldo F. Monteiro a audiência pública para a implantação dos cursos de Direito e Educação Física na UEMS – unidade de Jardim. Presentes à cerimônia o prefeito do município de Jardim, Dr. Erney Cunha Bazzano Barbosa; o presidente da Câmara Municipal de Jardim, vereador Sérgio H. Sá Braga; a gerente da UEMS, professora doutora Sandra Espíndola; a secretária municipal de educação, professora Vanda Camargo Brandão.
O prefeito de Jardim, Erney Bazzano Barbosa, qualificou a implantação dos cursos “como uma conquista que vai beneficiar muitos jovens de nossa cidade e irá trazer melhorias socioeconômicas; muitas famílias poderão ver seus filhos bacharéis em Direito sem precisarem arcar com custos proibitivos de quem tem filho estudando fora. A oferta e criação de mais cursos superiores em Jardim é um sonho que tenho desde meus tempos como vereador da cidade” – salientou. Para ele, “Jardim tem que assumir seu papel geográfico e social e tornar-se um polo em educação superior no Sudoeste do Mato Grosso do Sul, o que vai acontecer com a finalização do Instituto Federal, o aumento dos cursos oferecidos pela UEMS e a criação do campus da UNIESP com cursos de agronomia, pedagogia e enfermagem”.
A gerente da unidade de Jardim da UEMS, professora Sandra Espíndola, lembrou “da importância da educação como promotora de bem estar e ascensão social; dos avanços advindos da Revolução Francesa com a universalização do conhecimento e da importância do estudo para as classes populares e de como desde os tempos da Grécia Antiga, o conhecimento e o saber incomodam aos poderosos, aos conservadores, aos déspotas”. Para ela, “a implantação dos cursos é uma vitória não só para a sociedade jardinense, mas para toda UEMS, cuja missão principal é levar qualificação profissional e estender cidadania, pluralidade e humanismo a todos os sul-mato-grossenses”.
Para secretária municipal de educação, professora Vanda Brandão, disse que a audiência pública representa “uma vitória, uma afirmação participativa da população em busca de qualificação profissional”. Afirmou também ser “uma satisfação pra todos os que trabalham com educação em Jardim”.
Já o vereador Sérgio H. Sá Braga, parabenizou o prefeito do município, a gerente da UEMS – unidade de Jardim – mais a secretária municipal de educação e qualificou o momento de “muito importante para a educação jardinense”, e também frisou a “vitória que será para todos nós quando o Instituto Federal estiver em funcionamento na sede nova, no prédio que está sendo concluído” – garantiu.
Presentes também na audiência pública os vereadores Álvaro Fernandes Ribeiro, Orlando Damasceno, Deco Cristaldo e Guilherme Alves Monteiro. Os secretários municipais Max Cesar Lopes – administração -; José Luis Dentinho – turismo, meio ambiente e cultura -; Elismara Pinheiro – saúde; o coordenador de políticas e finanças públicas, Ernando Bazzano Barbosa. As coordenadoras pedagógicas Márcia Neves, Vânia Simões e Neila Menezes; a diretora do departamento de projetos da SEMED, professora Maria Alcinda Paná. O presidente da OAB- Jardim, Dr. Sidney Escudeiro Pereira. O ex-gerente da UEMS – unidade de Jardim, professor doutor Sidney Kuerten; o representante do comandante da Polícia Militar, tenente Garcia.
Fonte: ASSECOM
Por: James J B Flores