![]() |
Divulgação |
“Uma escola de verdade. Só que de brincadeiras”. O lema tem tudo a ver com o trabalho realizado na Casa de Ensaio, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que oferece atividades de arte e educação a noventa crianças e adolescentes de escolas públicas de Campo Grande (MS). Este ano, o Instituto Equipav será um dos apoiadores da casa, que está com inscrições abertas para novos alunos terminam nesta sexta-feira (26). As aulas têm início em março.
O Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav, que entre outras empresas detém o controle da Águas Guariroba, concessionária dos serviços de água e esgoto da Capital. Os recursos serão destinados à Casa de Ensaio por meio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). “Nosso foco é trabalhar com projetos que promovam a cultura que fortaleçam essa identificação com o meio ambiente”, afirma a gestora de investimentos sociais do Instituto Equipav, Patrícia Menezes. “Acreditamos que o poder de transformação subjetivo das artes contribui para a formação de pessoas mais conscientes”, ressalta.
Fundada em 1996, a Casa de Ensaio é um centro de referência em arte, educação, cultura, social e meio ambiente. A atuação da entidade, que já é referência na Capital, extrapola as oficinas gratuitas de teatro, dança, jogos, literatura e artes plásticas. Nas aulas, a equipe da casa busca trabalhar a autoestima, afetividade, relacionamento interpessoal, entre outros aspectos importantes para a formação das crianças e adolescentes. “A gente acaba formando pessoas que conseguem trabalhar em coletivo, que conseguem ter uma visão mais ampla de mundo”, afirma Carol Dória, coordenadora artística da Casa de Ensaio. “O teatro tem muito isso: você conseguir se expressar, se aceitar. Mas também tem um trabalho técnico muito forte”.
![]() |
Divulgação |
No projeto Brincaturas & Teatrices, realizado anualmente, todos os alunos participam de um espetáculo aberto à comunidade. As peças têm referencia regional, mas também fazem um passeio pela cultura brasileira. A qualidade artística das apresentações e a metodologia de ensino são resultado do trabalho de uma equipe de profissionais qualificados em suas áreas de atuação. Muitos dos atuais professores são ex-alunos da instituição. “Eu acho que se quiser ter fôlego para continuar precisa ter um embasamento teórico, estudo, pesquisa. E a gente consegue mostrar bem esse lado da arte”, explica Carol Dória, que também é diretora dos espetáculos.
O apoio do Instituto Equipav será vital para a continuidade das atividades da Casa de Ensaio em 2016. “O instituto, a MS Gás e os Amigos da Casa é que estão viabilizando o projeto este ano. Não temos nem como expressar a importância de acreditarem no projeto e nos permitirem continuar com esse trabalho”, conclui Carol Dória.
Fonte: ASSECOM
Por: Rogério Valdez