| Rio Paraguai - Corumbá (MS) |
Corumbá, município considerado Capital do Pantanal, será palco do fórum Rumos da Hidrovia – Ações para o desenvolvimento sustentável do transporte no Rio Paraguai, que acontece entre os dias 25 e 27 de novembro. O encontro é realizado pelo 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil e pela Soamar - Sociedade Amigos da Marinha. O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS participa do debate que tem como objetivo discutir os desafios e as perspectivas para o desenvolvimento sustentável do transporte hidroviário na calha do rio Paraguai. O presidente da Federação, Mauricio Saito, estará presente na abertura do evento.
O Fórum reúne órgãos do Governo Federal, representantes do Ministério dos Transportes, dos governos de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, universidades, setor empresarial e representantes do agronegócio na região Centro-Oeste como é o caso do sistema Famasul e Famato, que serão recepcionados no primeiro dia de evento a partir das 16 horas Salão M-II do Nacional Palace Hotel, e na sequência participam no Lançamento do Projeto 'Cabeceiras do Pantanal'.
No dia 26, as atividades terão início a partir das 8 horas com o painel que apresentará a ‘Situação atual, desafios e perspectivas 2015/2025: uma visão do setor produtivo’. O evento será dividido em três momentos, primeiro será apresentado pelo presidente da Famato – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Rui Carlos Ottoni Prado. O segundo debate será feito pelo presidente da Fiems - Federação das Indústrias do Estado de MS, Sérgio Longen e, na sequência, representando o sistema Famasul, o consultor de infraestrutura e logística da CNA - Confederação Nacional da Agricultura, Luiz Antônio Fayet.
No terceiro e último dia o painel abordará o setor de transporte com o presidente da CPTCP - Comisión Permanente de Transporte de la Cuenca del Plata, Luis Zubizarreta e encerrará as atividades com o apresentação do presidente da FNTTAA - Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins, Ricardo Ponzi.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Fonte: ASSECOM/FAMASUL