![]() |
| Divulgação |
A Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, deu início à Campanha Brasileira do Laço Branco, com os trabalhadores da Secretaria de Obras e Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Unidade de Processamento do Lixo (UPL). A atividade contou com cerca de 130 pessoas e começou com momento de orientação sobre a importância do combate à violência contra a mulher pela equipe da coordenadoria.
Na oportunidade, a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, contou ainda com a parceria da Secretaria de Saúde, que disponibilizou a Dra. Ana Paula Brianezi Zanoni, Médica da Rede Pública de Saúde, e a enfermeira da Unidade Básica de Saúde Leonora Dias de Brito, Ana Paula Lopes, que proferiram palestra sobre o Câncer de Próstata, mostrando aos participantes as consequências causadas pela doença e conscientizando-os da importância da realização do exame preventivo.
A coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Ana Maria Nogueira de Rezende, disse que a campanha conta com total apoio do prefeito Juvenal Neto e tem como objetivo fortalecer o combate à violência contra a mulher. Disse ainda que em Nova Alvorada do Sul a campanha está sendo em novembro devida ao mês ser dedicado à prevenção da saúde do homem. “Nós resolvemos também inserir a Saúde neste contexto, pois estamos nos mês do Novembro Azul e acreditamos que além do combate à violência contra as mulheres junto ao público masculino, precisamos também orientá-los sobre a prevenção ao Câncer de Próstata, que pode levar à morte.” – finaliza Ana
As atividades serão desenvolvidas ao longo da semana e contará com palestras, para os mesmos trabalhadores, sobre Alcoolismo; Discriminação de Gênero, Feminicídio e Lei Maria da Penha, com a parceria do Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Militar.
Já no dia 12 de novembro, a partir das 9 horas, em frente ao Paço Municipal, a equipe da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher estará promovendo blitz educativa com o intuito de inserir a população na Campanha e fortalecer cada vez mais as ações de combate a qualquer tipo de violência contra as mulheres do município.
Histórico
No dia 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, um rapaz de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica da cidade de Montreal, no Canadá, e ordenou que aproximadamente 48 homens se retirassem. No local, permaneceram somente as mulheres. Proferindo frases preconceituosas, ele começou a atirar enfurecidamente, matando, à queima roupa, 14 mulheres. Em seguida, cometeu suicídio. Marc deixou uma carta, na qual assumia que não tolerava o fato de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.
Dessa data em diante, um grupo de homens canadenses decidiu fazer o contrário e declarar ao mundo que existem aqueles que cometem violência contra a mulher, mas existem também os que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo da campanha e se comprometeram a jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos para essa realidade.
Fonte: ASSECOM
por: Juciley Pereira Magalhães
