CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    09/11/2015

    Carreta do Soja Brasil leva conhecimento para mais de 200 agricultores e conclui trajeto em MS

    Divulgação

    “O potencial agrícola de Mato Grosso do Sul é reconhecido nacionalmente e por isso fez parte da rota traçada pela maior expedição de lavouras do país, o Projeto Soja Brasil”. A afirmação é do presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Christiano Bortolotto, em referência à carreta do conhecimento que percorreu na semana passada quatro dos principais polos de produção do Estado – Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Dourados e Amambai, prestando consultoria a mais de 200 agricultores.

    O caminhão que normalmente carrega soja e milho pelas estradas do país desta vez transportou uma carga de conhecimento. Especialistas em grãos viajaram com a caravana abordando temas como o Programa Soja Plus, seguro rural, economia no manejo de solo e prevenção de pragas e doenças nas lavouras, entre outros. “Várias dúvidas foram sanadas, novas técnicas apresentadas e muita informação compartilhada. Manter contato direto com o produtor e permitir a troca de experiência foi compensadora”, explica Bortolotto.

    Uma das palestras da Caravana tratou da gestão da propriedade, com consultor do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, Laurindo Petelinkar, onde foi apresentado o Programa Soja Plus, que tem como objetivo a adequação de itens de segurança do trabalho e ao novo código florestal. “São muitos os benefícios desta iniciativa, entre eles ter um profissional para fazer um diagnóstico dos desafios e oportunidades na propriedade”, explica.

    Outro tema abordado foi o seguro rural. Tratando-se de uma atividade de risco, devido a interferência climática na agricultura, utilizar esta ferramenta permite que o produtor recupere parte do investimento em caso de perdas. “Obter o seguro é, antes de mais nada, um investimento, uma forma de proteger a lavoura. É preciso atenção na hora de escolher qual o tipo de cobertura mais adequada à produção”, afirma o engenheiro agrônomo e consultor, Arnaldo Gaspar.

    A Caravana também abriu espaço para assuntos como refúgio na lavoura, manejo de lagartas e percevejos e nutrição eficiente para a soja. Durante todo o trajeto, os especialistas utilizaram dados do Siga MS – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS.

    O Projeto Soja Brasil oferece capacitação avançada ao produtor brasileiro, com dicas e informações técnicas para obter mais produtividade. Na edição anterior, a equipe percorreu 13 estados, somando 25 mil quilômetros, em mais de 100 municípios do país. Esta é a quarta edição do evento e também é a quarta vez que Mato Grosso do Sul faz parte da trajetória do Projeto. A próxima parada da carreta do conhecimento será em Mato Grosso, com início previsto para o final de novembro.

    Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

    O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.



    Fonte: ASSECOM/FAMASUL