![]() |
| Divulgação |
Sob comando do senador Delcídio do Amaral (PT/MS), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 50/2015, que elimina barreiras às operações de cessão de créditos relativos a dívida ativa de estados e municípios. De autoria dos senadores José Serra (PSDB-SP) e Romário (PSB-RJ), a proposta altera o critério introduzido pela recém-aprovada Resolução do Senado 11/2015.
Os autores argumentam que a resolução foi editada com o propósito de tornar explícita a interpretação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional sobre essa cessão de créditos. Contudo, a nova norma acabou "criando barreiras inadequadas à operação de cessão de créditos da dívida ativa". De acordo com Serra e Romário, igualaram-se as operações de cessão de créditos às de antecipação de receitas de royalties - "duas ações de natureza completamente distinta".
Além disso, na avaliação dos autores, "vinculou ilegalmente os recursos oriundos das cessões dos direitos creditórios a pagamento de dívida e despesas previdenciárias". A proposta de alteração trata de maneira adequada a natureza das operações e assegura que a cessão se dê de forma definitiva, tornando explícito que o risco associado à operação não caberá a estados ou municípios.
O relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), apresentou voto favorável à proposta que, com a aprovação da CAE, seguirá agora para votação pelo Plenário do Senado.
Fonte: ASSECOM
