| Para o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, produtor precisa estar preparado para o aumento e da demanda mundial. |
Foi com um alerta que o analista financeiro, Miguel Daoud deu o tom da palestra ministrada no Circuito Aprosoja, em Naviraí, nesta terça-feira (10): “Temporada 2015/2016 é a safra de transição”. Ele acredita que daqui pra frente o cenário não será favorável e o produtor precisa se adequar à previsão de alta do dólar que afetaria o custo de produção. O circuito é o principal evento de pré-safra do País, realizado pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS em parceria com o sindicato rural de Naviraí.
O especialista afirma que até o momento o gasto com insumos, apesar de alto devido a variação cambial, está dentro do previsto. “Mas de agora em diante a situação deve ficar mais apertada, principalmente para soja e milho. Em culturas como café, arroz, laranja, o quadro já está diferente”, por isso a safra de transição, explica Daoud
Durante a palestra, Daoud apresentou o atual quadro econômico de países como Estados Unidos, China, Europa e do Brasil e falou do futuro da agropecuária brasileira. “Temos água, terra e capacidade de produzir, mas muita coisa pode atrapalhar o crescimento agropecuário, como por exemplo a logística, as questões tributárias, as taxas de juros e o cenário político”, conclui o palestrante.
Para o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, que fez abertura do Circuito, o produtor precisa estar preparado para o aumento exponencial da demanda mundial. “Conhecer o mercado e planejar antecipadamente a safra é uma das ferramentas para se obter bons resultados no plantio e na colheita desta temporada. Precisamos atender o aumento na demanda mundial por alimentos”, ressalta o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto.
O Circuito Aprosoja leva até os principais centros produtores informações técnicas e econômicas relacionadas ao cultivo de grãos, custos de manejo, tecnologias e mercado futuro, entre outros. Este ano já percorreu os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim, Rio Brilhante, Sidrolândia e Amambai e Sidrolândia, somando 800 participantes entre agricultores, técnicos e estudantes.
No dia 19 de novembro será a vez de São Gabriel do Oeste receber o Circuito. O evento será no Lions Clube do município, a partir das 19h, com a palestra ‘Soja e Milho 2015/2016’, do engenheiro agrônomo e analista financeiro, Fernando Muraro.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Fonte: ASSECOM/FAMASUL