![]() |
| Divulgação |
A Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 15 de outubro, o 1º Seminário de Prevenção ao Suicídio. O evento acontecerá às 19h, no Plenário da Câmara Municipal “Sérgio Ferraz”, contará com a presença do Professor e Pesquisador da UFMS, Edilson dos Reis.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde o tema ainda é tabu e, por isso, a dificuldade da observação dos sinais comportamentais, que o suicida vai deixando ao longo de sua trajetória para a construção do ato. São pistas e sinais de risco que poderiam ser identificados por familiares, amigos e pelos próprios profissionais de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, uma das maneiras mais eficazes para a prevenção do suicídio é a identificação de sinais comportamentais. A Secretaria Municipal de Saúde está organizando uma rede de atenção à saúde para garantir cuidados integrais aos casos de tentativa de suicídio, para reduzir o dano e melhorar o acesso dos pacientes ao atendimento especializado, quando necessário.
Saúde pública
O suicídio é um grave problema de saúde pública e causa impacto nas famílias e na sociedade.
A faixa etária de maior incidência é de 20 a 59 anos e o meio de agressão mais utilizado é o enforcamento, seguido de precipitação de local elevado, disparo de arma de fogo e envenenamento.
Tentativas
Nas tentativas de suicídio, o meio de agressão mais utilizado é por envenenamento, seguido de lesão por objeto cortante, precipitação de local elevado (cinco), quatro por enforcamento e nove casos por outros métodos.
Maiores informações:
Secretaria Municipal de Saúde
Fernanda Ximenes Teixeira - Psicóloga
Telefone: (67) 3456-2554
Fonte: ASSECOM
