CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/10/2015

    Estudo aponta oportunidades de investimento em 39 áreas em Dourados

    Prefeito Murilo modernizou a cidade e criou programas que facilitam a instalação de empresas

    Prefeito Murilo com o secretário de Estado Jaime Verruk recebendo o estudo e discutindo investimentos em Dourados - Foto: Chico Leite

    Estudo feito pelo Sebrae/MS para o Propeq (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios), do Governo do Estado, aponta oportunidades para empreender em 39 áreas da economia em Dourados.

    Na quinta-feira, durante a abertura da Rota do Desenvolvimento Centro Sul, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, o prefeito Murilo recebeu o estudo das mãos de Jaime Verruk, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

    São 19 áreas para se investir no comércio e serviços, entre elas academia de ginástica, treinamento organizacional, lavanderia, instalação e manutenção de equipamentos residencial, comercial e industrial, limpeza, comida congelada, estacionamento, confecção de fardamento miliar e tecnologia da informação.

    Nesse mesmo segmento, há bastante opção na área do turismo, que cresce muito no município. Há espaço para bares, cafés, docerias e atrações noturnas, hotéis e pousadas para temporadas e fim de semana, padarias, lanchonetes, serviços de buffet, teatro e cinema.

    Prefeito Murilo com o secretário de Estado Jaime Verruk recebendo o estudo e discutindo investimentos em Dourados - Foto: Chico Leite

    No segmento da indústria as opções são agroindústrias para beneficiamento de frutas, verduras, mel, leite, couro bovino e de peixe, confecção de uniformes industriais, reciclagem de lixo doméstico e industrial, manutenção de veículos e máquinas pesadas, manutenção industrial, produção de materiais EPIs e serviço de alimentação industrial.

    No segmento agropecuário há, de acordo com o estudo, oportunidades para produção de frutas e hortaliças, produção de leite, produção de mel, produção de pães, bolos e doces caseiros, pousadas rurais, piscicultura, produção agroecológica com comercialização personalizada e produção de pequenos animais com características caipiras.

    Para dar suporte aos negócios o prefeito Murilo criou programas de apoio, como o “Alvará em 5 Dias”, que facilita a abertura de empresas. Murilo também investiu em infraestrutura, com ampliação do perímetro urbano, recuperação e abertura de ruas, melhoria do trânsito e ampliação do aeroporto.

    “Nosso município é um celeiro de oportunidades; é um polo regional muito forte, que atende 39 cidades com comércio e serviços especializados, saúde e educação. Somos o centro de uma região de 1 milhão de habitantes. Quem investe em Dourados se dá bem”, afirma o prefeito.

    Murilo também ressalta o trabalho feito para organizar Dourados administrativamente e coloca-lo novamente na rota do desenvolvimento. Esse trabalho resultou na premiação pela Revista Isto É como a melhor cidade de porte médio do Brasil em gestão fiscal. No geral, entre todas as cidades, Dourados ficou em segundo lugar.

    Durante a Rota do Desenvolvimento, que aconteceu de quinta-feira a domingo, a Prefeitura de Dourados manteve um estande no evento para divulgar as potencialidades e os programas de apoio ao empresário.

    O estudo do Sebrae apresenta Dourados como “centro de uma região de destaque no agronegócio no Estado, propiciando condições para a atração de muitos investimentos em outros setores, principalmente na agroindústria, comercio, serviços e o setor educacional”.

    De acordo com o estudo, Dourados, localizada na BR-163, apresenta localização estratégica diferente de muitos municípios de Mato Grosso do Sul. Um setor apontado como em destaque também é o de turismo, na área de hotelaria, restaurantes e atrativos socioculturais.



    Fonte: ASSECOM