Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    22/09/2015

    Audiência Pública debate elevação para 2ª Entrância da Comarca de Iguatemi

    Divulgação

    O Deputado Estadual Lídio Lopes esteve na noite de segunda-feira (21), Na Câmara de Vereadores de Iguatemi debatendo juntamente com representantes políticas da região, da sociedade civil organizada, a Ordem dos Advogados do Brasil e membros do Poder Judiciário na Audiência Pública sobre a elevação para a 2ª Entrância da Comarca de Iguatemi e Tacuru e a criação da 2ª Vara Judicial. O evento foi organizado pela OAB de Iguatemi, Ministério Público, Defensoria Pública de MS, Prefeitura Municipal de Iguatemi e Câmara de Vereadores.

    Divulgação
    O ponto alto das discussões foi o grande número de processos que tramitam na comarca que gera uma carga excessiva e até desumana para apenas uma juíza, um promotor, um defensor público e um escrivão judicial. Com a implantação da segunda entrância, esse número de servidores do judiciário dobraria segundo destacou Lidio Lopes.

    Divulgação
    A audiência pública teve a participação, além do Deputado Lidio Lopes, do Presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. João Maria Lós, do prefeito de Iguatemi Jose Roberto Arcoverde, do prefeito de Tacuru Pedrinho, do presidente da Câmara de Iguatemi, Jesus Milani, do Promotor da Comarca de Iguatemi Thiago Barbosa da Silva, do vice-presidente da OAB MS, Mansour Elias Karmouche, do Presidente da OAB de Iguatemi Wilimar Benites Rodrigues, da Juíza de Direito da Comarca – Melina Machado Fialho, da Defensora Pública da comarca de Naviraí, Denise Banci dos Santos, da vice-prefeita de Iguatemi Dra. Rose e de autoridades das polícias civil e militar.

    Em seus pronunciamentos, as autoridades destacaram a necessidade da elevação para a 2ª Entrância e a instalação da segunda vara na Comarca de Iguatemi e Tacuru. “A segunda entrância é uma necessidade urgente”, declarou o prefeito Lídio Lopes. Ele acrescentou que já encaminhou pedidos pela Assembleia Legislativa ao Poder Judiciário a solicitação para os estudos necessários para que seja feita a elevação e ainda se comprometeu em atuar junto ao governo do Estado para um aporte financeiro no orçamento de 2016. O Desembargador João Maria Lós destacou que o processo está em andamento desde que recebeu o encaminhamento realizado pelo Deputado Lídio Lopes. 

    “O estudo já está em andamento desde quando recebemos o encaminhamento por parte do deputado Lídio Lopes e vamos levar em conta as estatísticas e questão orçamentária, pois tudo isso aumenta em custos”, ressaltou. Para os operadores do direito da região a audiência pública de segunda-feira serviu para reafirmar o otimismo das autoridades e da sociedade civil em relação aos anseios da população dessa Comarca que abrange Iguatemi e Tacuru. 




    Fonte: ASSECOM
    Por: Ramão Colman