Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    27/06/2015

    LÍNGUA PORTUGUESA - Por: Fernando Marques



    DECLARAR A REVELIA / DECRETAR A REVELIA – Consoante o artigo 329 do Código de Processo Civil, o juiz tem a prerrogativa de declarar a extinção do processo. Da mesma forma apreende-se o entendimento de que o juiz poderá declarar a revelia, visto que esta não se concretiza por decreto judicial, e sim pela falta de contestação ou pela ausência do acusado. Portanto, as expressões “decretar a revelia” e “decreto a revelia” são incorretas, visto que esta poderá ocorrer, independentemente de qualquer decreto.

    DEPRESSIVO / DEPRIMIDO - Depressivo é aquilo que causa depressão; que é deprimente; que deprime; que abate; que enfraquece; que humilha; que debilita; que tira o ânimo; que causa tristeza; aviltante.

    Uma pessoa só pode ficar depressiva se for a causa da depressão de outra, perturbando a ordem pública ou representando grande perigo à sociedade (psicose esquizofrênica/transtorno da personalidade antissocial). Se este for o caso, esta fase maníaca caracteriza seriíssimo transtorno afetivo bipolar, motivo pelo qual precisará de imediata internação para tratamento psiquiátrico. 

    Deprimido significa abatido; triste; destituído de ânimo físico ou mental; humilhado; aviltado. 

    Forma errada: Depois da visita aos enfermos, fiquei depressivo. 

    Forma correta: Depois da visita aos enfermos, fiquei deprimido.

    DIREÇÃO - Dando o sentido de rumo, esta palavra significa o lado para o qual alguém se dirige. 

    Condutor de veículo não perde a direção; perde o controle do carro. Exemplos: 

    O motorista perdeu o controle do ônibus e bateu no poste. 

    O motociclista perdeu o controle da moto e caiu da ponte.

    DISSE ASSIM - Disse assim é expressão usada por quem gosta de tipo assim; como diz o outro; eu acho assim; falou assim; olha só; vejo assim; veja bem; nem te conto; na ponta do lápis; pior que melhorou; resposta na ponta da língua; vi com este olhos... Zé do céu... vítima fatal...

    A leitura de bons livros possibilita a imediata correção destes paupérrimos vícios de linguagem.