![]() |
| Produtores do município participam de encontro no Paraná - Foto: Divulgação |
Os produtores Rurais de Angélica participaram no último sábado (30/05) do 9º Encontro de Mandiocultores, organizado pela Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense (COPAGRA), o evento foi realizado na cidade de Nova Londrina-Paraná.
Durante todo o dia os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno e inovador para a cultura da mandioca, desde a apresentação de maquinários, como por exemplo; a colhedora mecânica da raiz, quanto em relação a técnicas de cultivo.
Também foi apresentada aos produtores a perspectiva de mercado que, infelizmente, indica um cenário um tanto quanto pessimista, sem a expectativa de retorno dos preços históricos alcançados na safra 2012/2013.
O Engenheiro Agrônomo George Pereira da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) ressaltou a importância deste intercâmbio para os produtores “É importante esse intercâmbio entre os produtores rurais e técnicos, pois além da atualização de conhecimentos, promove uma mudança de comportamento dos agricultores, onde a redução dos custos de produção passa a ser fundamental para a sobrevivência da atividade em momentos de crise”
Para Zanor Cicca, produtor rural e presidente do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) de Angélica, o encontro também permitiu uma integração entre os produtores “o encontro serviu para aumentar o conhecimento dos produtores rurais e possibilitar uma integração entre os agricultores de diferentes estados”.
O Secretario de Agricultura de Angélica, Valdemir Alventino (Coquinho), ressaltou o compromisso da Administração Municipal em fortalecer a agricultura familiar de Angélica e agradeceu a parceria com a AGRAER que é fundamental para o desenvolvimento de ações como esta “Gostaria de agradecer a AGRAER e os produtores pelo apoio e parceria, além de reiterar o compromisso da Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, de incentivar e promover a difusão de conhecimentos aos produtores rurais do município” afirmou o secretário.
Fonte: ASSECOM
