CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/05/2015

    Pessoas com deficiência visual poderão receber contas de água em Braille


    Divulgação

    Para dar acessibilidade aos usuários deficientes visuais, a Águas Guariroba firmou, nesta terça-feira (5/05), parceria com o Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Chagas (Ismac). A partir de agora, a concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Campo Grande passa a disponibilizar em Braille as contas para seus clientes cadastrados pelo Instituto. 

    “É uma conquista muito grande. Todos nós, pessoas com deficiência visual, podemos nos cadastrar para receber a conta em Braille. Teremos mais autonomia para ler a nossa fatura sem depender de um terceiro. Agora temos acesso a informações como valores de consumo, número de matrícula e o código de barras para pagamento. Parabenizo a empresa pela iniciativa que nos atende oferecendo acessibilidade”, afirmou Marcio Ramos, presidente do Ismac.

    Divulgação

    O presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, explica que a conta impressa a tinta, continuará sendo entregue para os clientes que receberão a nova fatura em Braille. “Os dados da conta serão encaminhados para a gráfica do Ismac, que fará a impressão em Braille e o envio para as residências será feito através dos Correios. É uma ação tão simples e tão importante ao mesmo tempo. É fundamental que todos os nossos clientes tenham autonomia para ler a sua conta”.

    Denilson Norato dos Santos é um dos 50 primeiros usuários cadastrados que receberão a nova conta em casa. “Facilita muito porque moramos minha esposa e eu. Ela também é deficiente visual e temos a dificuldade de não saber nada sobre consumo, se aumentou ou diminuiu. Melhora bastante para nós”.

    Para receber a conta em Braille, o cliente com deficiência visual poderá fazer o cadastro em uma das lojas de Atendimento da Águas Guariroba ou no Instituto para Cegos (Ismac), localizado na Rua 25 de Dezembro, 262, Centro. 

    O Braille é um sistema de escrita e leitura que pode ser utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. O código é uma combinação de 64 símbolos em relevo e possibilita a representação de letras, algarismos e até sinais de pontuação. A leitura é feita ao toque das mãos, da esquerda para a direita.



    Fonte: ASSECOM
    Por: Rogério Valdez