CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/05/2015

    Barbosinha apresenta projeto de lei que prevê punição para quem for pego jogando lixo em vias públicas


    deputado estadual Barbosinha
    Assim como já ocorre em outros estados brasileiros, jogar lixo em estradas e ruas de Mato Grosso do Sul pode deixar de ser somente uma atitude feia, constrangedora, para se tornar algo que irá “pesar” no bolso. É o que prevê o projeto de lei apresentado nesta terça-feira (5) pelo deputado estadual Barbosinha (PSB), durante sessão ordinária.

    A medida tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente, uma vez que, está chegando a época das chuvas e, com elas, muitas enchentes. Entre as inúmeras causas que produzem a dificuldade do escoamento das águas pluviais destaca-se o entupimento das bocas de lobo causado pelo acúmulo do lixo jogado nas vias públicas.

    Caso a proposta seja aprovada pela Assembleia Legislativa ficará vedado jogar, colocar, deixar ou praticar qualquer outro ato que implique em depósito de lixo, de qualquer espécie ou volume, nas vias e logradouros públicos. Os infratores a essa determinação estarão sujeitos a aplicação de multa de 5 a 150 Uferms (Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul), equivalente a R$ 104,55 e R$ 3.136,50, conforme o grau de lesão ou proporção do dano causado ao meio ambiente. Em caso de reincidência, a multa poderá ser aumentada em até cinco vezes o valor máximo fixado. A autuação do infrator será aplicada por órgãos e autoridades ambientais competentes.

    O deputado estadual Barbosinha esclarece que a questão ambiental deve merecer efetiva proteção por parte de todos, principalmente das autoridades, que podem criar mecanismos legais para educar a população visando à proteção do meio ambiente. “Na medida em que um processo não encontra ressonância sem uma sanção por parte considerável da população, torna-se necessário a criação de uma lei, enfatizando que aquele que vier contrariar a norma depositando lixo em vias públicas ou logradouros estará sujeito à multa”, explicou o parlamentar. 


    Fonte: ASSECOM
    Por: Regiane Ribeiro