CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/03/2015

    ALMS: Audiência subsidia projeto de lei que incentiva esporte no Parque dos Poderes

    Audiência pública foi realizada no plenário Deputado Júlio Maia.

    Autoridades, representantes do Governo do Estado e de órgãos ligados ao esporte participaram de audiência pública, na tarde desta segunda-feira (23/3), para debater ações que garantam a segurança e incentivem a prática de esportes no Parque dos Poderes, em Campo Grande. A proposição foi do deputado estadual Beto Pereira (PDT), autor do projeto de lei "Amigos do Parque", em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa. "Nosso objetivo foi reunir sugestões, que vamos analisar e apresentar como emendas ao projeto", afirmou o parlamentar, durante a primeira audiência pública que realiza na Casa de Leis.

    Deputado Beto Pereira.

    Beto explicou que iniciativa semelhante já existe em Brasília, na Avenida Paulista, em São Paulo, na Orla de Ipanema, no Rio de Janeiro, no Dique do Tororó, em Salvador, áreas que são interditadas aos finais de semana e feriados para a prática de esportes. Para o deputado, é fundamental combater o sedentarismo, considerando que "atualmente, é o quarto fator de risco de morte, com aproximadamente 3,2 milhões de pessoas que morrem ao ano por não praticarem atividade física", afirmou. O projeto de lei prevê a interdição de uma das pistas do Parque dos Poderes aos sábados, domingos e feriados, para a prática de esportes e atividades de lazer. 

    Segundo o secretário-adjunto de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Lívio Viana Oliveira Leite, é de extrema importância a regulamentação do projeto de lei. "A secretaria vem somar esforços e colaborar com o projeto, para proporcionar outras atividades que contribuam para a qualidade de vida do sul-mato-grossense", disse. "Todos nós temos a ganhar, porque estamos pensando de forma preventiva", complementou. O sub-chefe da Casa Civil, Flávio Brito, também reiterou a parceria com o Legislativo. "Estamos à inteira disposição para que esse projeto saia do papel". 

    O técnico de trânsito João Neves Chamorro, que representou o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), enfatizou a importância da sinalização adequada para garantir a segurança de pedestres e ciclistas, em especial. "Como sou conhecedor da área de sinalização, ressalto que, se não houver sinalização adequada, os conflitos entre pedestres e carros só vão piorar. Este projeto vai marcar o Estado e a nossa Capital porque tem o fundamento mais importante, que é a vida", disse. O arquiteto Raymundo Barizon defendeu a realização de um "concurso público de ideias" para debater possíveis intervenções urbanísticas no parque. "As ações precisam ser bem pensadas e temos que lembrar que tudo é em benefício da população". 



    Aline Cristina da Silva, representando
     o Movimento Parque dos Poderes é Nosso.
    Representando o Movimento Parque dos Poderes é Nosso, Aline Cristina da Silva lembrou que o público do local mudou ao longo dos anos. "O Parque dos Poderes foi inaugurado em 1º de março de 1983 e, na época, era frequentado por funcionários federais e estaduais, mas atualmente a configuração de utilização mudou por completo", contou. Para ela, os problemas atuais são a falta de infraestrutura, de investimentos adequados e fiscalização, além da disputa por espaço entre pedestres, ciclistas e carros. "Não me sinto segura para pedalar e destaco também que, em um domingo, durante uma caminhada, foram encontrados 10 quatis mortos no parque", disse Aline. Ela sugeriu a instalação de ciclofaixas, uma academia ao ar livre, e realização de palestras orientando os pedestres, para que não alimentem os animais silvestres. Para o analista de Meio Ambiente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul/MS), André Barros, também é dever de todos cuidar do parque. "Desejo que o cidadão se aproprie do espaço como cuidador, que de fato preserve o meio ambiente, que se preocupe em cuidar o que é seu". 



    Fonte: ASSECOM
    Fotos: Wagner Guimarães/ALMS