CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/11/2014

    Sede da Sulcanas é transferida para a Casa Rural, em Campo Grande

    A entidade tem como presidente o titular da Comissão Técnica de Agroenergia da Famasul,
     Luis Alberto Moraes Novaes.

    A Sulcanas - Associação dos Fornecedores de Cana Sul-Mato-Grossense tem agora um novo endereço. A instituição fica agora na Casa Rural, sede do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS. O objetivo da mudança de Angélica para Campo Grande é facilitar o acesso dos associados de todas as regiões do Estado.

    A Sulcanas representa os fornecedores de cana-de-açúcar de Mato Grosso do Sul e foi fundada em 2008, a partir de uma iniciativa de um grupo de produtores de Angélica e Ivinhema. A entidade possui atualmente 31 associados e tem como presidente o titular da Comissão Técnica de Agroenergia da Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes. " A mudança facilita nossas ações em prol do fortalecimento do segmento", ressalta.

    Na última safra, os fornecedores desta cultura colheram 2,6 mil toneladas, o que representa 7% do total produzido no Estado. "É uma produção pequena, o que indica o potencial de crescimento”, enfatiza Novaes, salientando que em outras regiões a produção dos fornecedores independentes atinge até 60% do volume de cana-de-açúcar produzido.

    Ainda que o setor sucroenergético esteja em crise por conta das medidas governamentais inadequadas, as quais comprometem a competitividade do etanol diante do preço da gasolina, e que haja desvalorização do açúcar no mercado internacional, Novaes acredita na tendência de mudança de cenário e tem expectativa de que o segmento se recupere daqui pra frente. “Ao mesmo tempo em que representa os produtores, a Sulcanas quer abrir o leque de produção considerando que há demanda nas usinas", enfatizou.

    Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

    O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

     Curta o JORNAL DO ESTADO MS no Facebook e fique bem informado (a)
    Siga o JORNAL DO ESTADO MS no Twitter: @JORNALESTADOMS

    Fonte: ASSECOM/FAMASUL/JE