![]() |
A NR - 35 é a norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos e medidas de proteção no trabalho em desnível. |
O trabalhador rural que realiza atividades em altura precisa se adequar às técnicas de segurança, tal como prevê a NR - 35, norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos e medidas de proteção no trabalho em desnível. Para atender essa demanda e as exigências dessa norma o Senar/MS - Serviço de Aprendizagem Rural capacita seus instrutores.
Uma dessas capacitações foi realizada na sede da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, neste sábado e domingo (18 e 19) e ministrada pela empresa Prosert - Treinamentos e Assessoria em Segurança no Trabalho.
JE NAS REDES SOCIAIS
Nos dois dias de capacitação, total de 16 horas de aulas, participaram sete instrutores, a consultora, Vanusa Borges e o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta. "O curso serve para que os trabalhadores rurais, como por exemplo aqueles que atuem em armazéns, executem suas tarefas de maneira eficiente, mas principalmente com total segurança. A capacitação abrange tudo, desde os cuidados no solo até como fazer nós precisos".
Para o instrutor, Miguel Catharini Neto, o treinamento proporcionou troca de experiências entre os participantes e atualização de conhecimentos na área de segurança. " O curso, sem dúvida, me ajudará muito no desenrolar das atuações no campo, como no resgate de pessoas", exemplifica." Fiquei satisfeito com a oportunidade de aprender a parte prática da NR - 35 que se aplica a todos os trabalhadores que atuam em desnível superior a 2 metros".
Entre as técnicas aplicadas, os participantes puderam conhecer métodos de medidas de controle; gestão de segurança em altura; nós, voltas e sistemas de ancoragem; prática de movimentação com talabartes e linhas de segurança; prática de descensão; noções práticas de resgate e auto resgate; entre outros.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Fonte: ASSECOM/JE