![]() |
Foto: Canal Rural |
Maracaju, maior produtor de grãos de Mato Grosso do Sul, dispõe de 244 mil hectares dedicados ao cultivo de soja e produziu na safra passada 666 mil toneladas da oleaginosa. Para orientar e capacitar os produtores rurais responsáveis pelos altos índices de produtividade, o município receberá a Caravana Soja Brasil, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e Canal Rural, que reunirão agricultores no Sindicato Rural nesta quarta-feira (17/9), a partir das 8h30.
A Caravana que em Mato Grosso do Sul tem coordenação da Aprosoja/MS e da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, debaterá com os produtores rurais temas relacionados ao Car – Cadastro Ambiental Rural, saúde e segurança no trabalho, novo código florestal e outros temas. O projeto já beneficiou o município de Naviaraí na segunda-feira (16/9) e seguirá para Chapadão do Sul na sexta-feira (19).
Uma carreta caracterizada e com estrutura para palestras percorrerá 1.200 quilômetros em Mato Grosso do Sul, tornando-se palco de orientações que envolvem o panorama da produção de grãos no Brasil e busca pela regularização às legislações vigentes.
Após percorrer os três municípios, a carreta seguirá para Dourados, onde acontecerá o lançamento nacional do plantio de soja safra 2014/15, no dia 24 de setembro, com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, e do governado de MS, André Puccinelli.
Na edição passada o Soja Brasil percorreu mais de 40 mil quilômetros por lavouras brasileiras, entre outubro de 2013 a março de 2014. Neste ano, os técnicos que compõem a Caravana já passaram por Goiás e depois de Mato Grosso do Sul vão percorrer a região do Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia). O projeto pode ser acompanhado pelo site www.projetosojabrasil.com.br.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Fonte: ASSECOM/FAMASUL/JE