![]() |
Delegado Cleverson Alves dos Santos Divulgação |
Em alusão a I Semana Municipal de Combate às Drogas, o delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica – MS, Cleverson Alves dos Santos, ministrou na noite de quarta-feira, 06 de agosto de 2014, no Conviver – Centro de Convivência do Idoso ‘Nosso Sonho’, uma palestra motivacional com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, conscientizar e alertar a sociedade para a questão das drogas.
O evento contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre elas o secretário Municipal de Assistência Social, Waldomiro Bocalan ‘Biri’ no ato representando o prefeito em exercício Roberto Rodrigues que não pode participar do encontro por estar cumprindo agenda em Campo Grande. Antes do uso da palavra das autoridades, o servidor público Paulo Borges que também é servidor público apresentou uma peça teatral que teve o objetivo de sensibilizar as crianças, os adolescentes, os jovens e as familiares no combate ao álcool e outras drogas, através do trabalho de prevenção. “A I Semana Municipal de Combate às Drogas é muito importante para fortalecer a política voltada à prevenção das drogas”.
Na palestra, o delegado apontou a pobreza espiritual e material como uma das consequências do uso excessivo, fundamentalmente, de álcool e drogas. Para ajudar a reverter esse quadro, convocou cada participante para prega a abstinência no uso do álcool, principalmente das crianças, incentivando cada participante a ser um ativista dessa causa e transmissor das consequências do uso dessas substâncias. “Todos estão convidados a refletir sobre a importância de cada um no combate às drogas. Vamos juntos unir nossas forças contra esse mal que gera ainda mais violência em nossa sociedade”, disse o delegado Cleverson dos Santos.
Cleverson dos Santos chamou a atenção para um fato se tornou um problema social: o viciado se encontra numa faixa etária bastante restrita, quase nunca atinge a “melhor idade”, pois segundo o palestrante “o idoso pode até traficar, mas nunca é viciado”. Logo, o futuro das nações depende da saúde física e mental dos jovens de hoje e por isso a preocupação da sociedade como um todo.
Os índices de mortalidade por drogas, uso e tráfico, situam-se entre os 21 e 40 anos. Logo, resta cuidar da nossa saúde e preservar a nossa vida. “Foi importante ver a curiosidade aguçada do público sobre o assunto. Sem dúvidas o depoimento dos dois jovens recuperados pela Associação Gileade sensibilizou os participantes”, disse o delegado.
Ao finalizar o encontro, o secretário Biri declarou que o evento foi de extremo sucesso técnico e de público. “O objetivo principal foi alcançado, que era fazer a articulação e a realização de um trabalho de prevenção, baseado nos aspectos universal, seletivo e indicado”. “Numa época em que vemos a sociedade abalada, preocupada e ressentida pelos efeitos das drogas, responsável pela perda de muitos jovens na sua melhor fase de vida, aplausos para o delegado Cleverson que realiza um trabalho voluntário de prevenção ao uso das drogas, que está encantando e instruindo a comunidade da cidade e região por meio de suas palavras fortes, pesadas, sinceras e motivadoras”, enalteceu a secretária de Educação, Professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.
Também participaram da palestra, o vereador Ailton Amorim que no ato representou a Casa de Leis, o delegado adjunto Hoffman D’Avilla Candido e Sousa, membros da Associação Gileade, secretários, subsecretários, assessores da administração, bem como, educadores, alunos, agentes de saúde, e a comunidade em geral assistiram à palestra.
Fonte: ASSECOM/PMCR