Maria Auxiliadora coloca ordem no vai e vem de carros e pedestres."É gratificante contribuir", fala a mulher que estuda serviço social.
![]() |
Maria Auxiliadora usa placa, apitos e cones para orientar motoristas (Foto: Nadyenka Castro/G1 MS) |
"Com sol, com chuva, do jeito que o tempo estiver, eu estou aqui", conta a dona de casa, universitária, mãe e voluntária, Maria Auxiliadora Maciel da Silva, de 40 anos, que há quatro acorda cedinho para orientar pedestres e motoristas em frente à Escola Municipal Professora Irene Szukala, no Jardim das Hortências, em Campo Grande.
Maria fez capacitação sobre trânsito na própria escola, que fica próxima à casa dela. Na época, conta, outros pais de alunos e professores também fizeram o curso. Poucos foram para as ruas e há aproximadamente três anos, ela, sozinha, arruma os cones na via, apita, levanta a placa de parada obrigatória, ajuda os mais pequenos a atravessar e tem um tempinho para conversar.
"O que ela faz ajuda e muito", agradece a dona de casa e motorista Pasquale Ramires, de 32 anos, mãe de uma estudante de 14 anos e de um menino de 10, ambos do colégio municipal. O filho mais novo de Maria Auxiliadora tem 12 anos e também estuda na Irene Szukala. Mas é ela quem chega primeiro ao estabelecimento de ensino.
"Eu acordo às 5h30. Às 6h25 eu já estou aqui e cinco minutos depois já começa o movimento", fala Maria Auxiliadora. Ela explica que os cones são para impedir o trânsito de veículos em um dos sentidos da via estreita em frente à escola, o apito é para alertar motoristas e pedestres e a placa indica que os condutores de veículos precisam parar.
Quando o portão da escola fecha, Maria guarda os objetos e volta para casa. Somente o apito é dela. Por volta das 10h30 ela retorna ao colégio municipal e só vai embora quando o movimento acaba. Em dias de chuva, ela usa um guarda-chuva. No período vespertino o trânsito fica sem orientação.
Em frente à escola, que tem 1,2 mil alunos, segundo a direção, há uma faixa de pedestre. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito da capital sul-mato-grossense irá colocar outra em uma avenida lateral à unidade de ensino.
![]() |
Motoristas obedecem as ordens da voluntária e pais aprovam (Foto: Nadyenka Castro/G1 MS) |
Do G1 MS/JE