Acidente ocorreu na rodovia entre os municípios de Bacuri e Apicum-Açu.Três pessoas com ferimentos graves foram trazidas para a capital.
![]() |
Estudantes eram transportados na carroceria da caminhonete (Foto: Divulgação/Ricardo Viana) |
A governadora Roseana Sarney decretou nesta quarta-feira (30/4) luto oficial de três dias no Maranhão pela morte dos oito estudantes secundaristas no acidente ocorrido na rodovia entre os municípios de Bacuri e Apicum-Açu, na terça-feira (29/4).
O Governo do Maranhão, por meio das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e de Segurança (SSP), afirmou ter enviado ao local equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), das polícias Militar e Civil. “Ficamos todos muito tristes com essa tragédia, que abala não só as famílias de Bacuri, mas de todo o Maranhão”, afirmou a governadora, em nota, logo após ser informada do acidente.
Os estudantes morreram após a caminhonete que os levava da escola para o Povoado Madragoa, na zona rural da cidade, cair em uma ribanceira depois de bater de frente com um caminhão que transportava pedras. Cerca de 30 crianças e adolescentes eram transportadas na caminhonete, com idade entre 11 e 17 anos.
O delegado de Pinheiro, Luís Cláudio Balby, disse que um menor de 15 anos estava dirigindo a caminhonete no momento do acidente.
![]() |
Reprodução/Vídeo |
Nas primeiras horas desta quarta-feira (30), cinco helicópteros foram deslocados para a região: três para transportar três pacientes graves (dois que estavam no hospital de Cururupu e um no hospital de Pinheiro) para o Hospital de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho (Geral), e outros dois levaram para Bacuri dois bombeiros especialistas em situação de crise, um médico psiquiatra e psicólogos para dar assistência a familiares e amigos das vítimas do acidente. Uma quarta vítima estaria a caminho da capital.
O velório ocorre na cidade Bacuri.
Valdiana Gonçalves Lopes foi a terceira vítima transferida. A jovem chegou sentindo dores e com o pescoço imobilizado. Segundo o médico que acompanhava a paciente, não há risco de morte. "Ela está estável, mas sonolenta, por isso precisa de avaliação com tomografia e neurologista", explicou o médico Giuseoe Campos.
Rogério Azevedo Rocha, 40 anos, o motorista responsável pela caminhonete, foi o primeiro a ser transferido para São Luís, no início da manhã. Segundo informações preliminares, o estado dele é considerado o mais grave.
A estudante Amanda Sales Lopes, de 15 anos, foi a segunda a ser transferida. Os três feridos foram levados para o Hospital Geral Tarquínio Lopes.
![]() |
Divulgação |
![]() |
Divulgação |
Do G1 MA/JE