CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/04/2014

    Conheça a ohaguro, uma antiga prática japonesa onde as pessoas pintam os dentes de preto

    Homens e principalmente mulheres tingiam seus dentes de preto, mas a prática chamada ohaguro caiu em desuso com o passar do tempo.

    Divulgação

    O Japão é famoso por trazer práticas bizarras para o mundo. E uma delas é chamada de ohaguro, onde se pinta os dentes de preto. A prática consistia em fazer preparos para colorir os dentes de preto, já que a cor é associada à beleza.

    A mistura usada não tem uma receita certa, mas sabe-se que é feita à base de tinta, acetato de ferro, chá e alguns ingredientes mais. A cor deixada nos dentes também não era permanente, e por isso era necessário aplicar quase que diariamente a mistura nos dentes.

    No início apenas as mulheres adultas de classes sociais mais altas pintavam os dentes, mas posteriormente a técnica começou a se estender para uma parte maior da população, chegando até a atingir os homens.

    A técnica, além de alterar a estética das pessoas, também protegia os dentes. De acordo com estudo, durante o período Edo (1603-1868) a prática se popularizou. As japonesas começaram a pintar os dentes para sinalizar que eram casadas nesta época. 

    A prática atraiu tantas adeptas que cerca de 35 milhões pintaram os dentes. Mas no período Meiji (1868-1912) a tradição começou a perder força, graças às proibições decretadas em 1868, 1870 e 1873. Por isso, no final desta época, o ohaguro passou a ser restrito apenas a atrizes de teatro e aprendizes de gueixa.

    Pessoas que viviam em zonas rurais realizavam a prática somente em datas especiais, como casamentos e funerais. O povo do Vietnã, Tailândia e de algumas ilhas do Pacífico também aderiram ao costume esquisito.

    Divulgação

    A preparação da coloração escura era basicamente feita com a dissolução de ferro em vinagre. O processo gerava uma cor marrom de acetato de ferro, que era chamada de kanemizu. Ao unir a solução com noz de galha ou pó de chá, ela deixava de ser solúvel em água, e se tornava o que era chamado de fushiko.

    Atualmente os atores japoneses que pintam os dentes usam uma mistura de cera derretida com carvão.

    Divulgação

    Divulgação





    Fonte: MegaCurioso/JE
    Por: Mateus Pires Iasbik/TechMestre