Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    15/11/2013

    Dirceu, Genoino,Valério e mais seis condenados do mensalão se entregam

    Ex-ministro-chefe da Casa Civil e ex-presidente do PT se apresentaram à PF em São Paulo

    Nove mensaleiros se entregaram nas sedes da Polícia Federal em São Paulo, Minas Gerais e Brasília
    Elza Fiúza/ABr/Celso Júnior/Estadão Conteúdo/Ed Ferreira/Estadão Conteúdo/Renato Ribeiro Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo/Montagem R7

    Considerado operador do esquema do Mensalão, Marcos Valério se entregou por volta das 21h desta sexta-feira (15/11) à Polícia Federal em Belo Horizonte. Ele foi condenado a 40 anos e quatro meses de prisão por formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O publicitário ainda terá que pagar R$ 2,78 milhão em multas.

    Minutos antes, o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha, se apresentou na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Ele está em companhia do deputado federal José Genoino (PT-SP) que foi o primeiro condenado no processo do mensalão a se apresentar à Superintendência da PF na capital paulista após a decretação das prisões pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

    No total, o STF pediu a prisão de 12 condenados dos quais nove já se encontram detidos. São eles: José Dirceu, José Genoíno, Marcos Valério, Cristiano Paz, Jacinto Lamas, Simone Vasconcelos, Katia Rabelo, Romeu Queiroz e Ramon Hollberbach. A Polícia Federal ainda aguarda três condenados, entre eles o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, que se manifestou por meio do seu advogado afirmando que se entregará apenas na manhã deste sábado (16). 

    O ex-presidente do PT, José Genoino se apresentou à polícia por volta das 18h, foi recebido por 20 militantes aos gritos de "Viva Genoino". Ele chegou à sede da PF em São Paulo acompanhado pela mulher no carro de seu advogado, Luiz Fernando Pacheco.

    Ao descer do veículo, que era guiado por seu advogado, o deputado fez sinais de vibração, erguendo o braço com o punho cerrado. Ele foi condenado por formação de quadrilha e corrupção ativa no julgamento do mensalão. 

    Em Brasília, o ex-tesoureiro do PL (atual PR), Jacinto Lamas, condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva se entregou na sede da Polícia Federal. Ele chegou acompanhado do advogado e cobriu o rosto para não ser fotografado. 

    Outros cinco se entregam em Minas 

    Outros cinco condenados do mensalão se entregaram à Polícia Federal em Belo Horizonte. A primeira a comparecer à sede da Superintendência da capital mineira foi Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Marcos Valério.

    Simone foi condenada a 12 anos e sete meses de prisão por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas.

    Cristiano Paz, ex-sócio de Valério, também se entregou cerca de duas horas após a expedição dos mandados de prisão pelo STF (Superior Tribunal Federal). Ele foi condenado a 25 anos de prisão.

    Condenado a seis anos por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, o ex-deputado do PTB Romeu Queiroz também se entregou em Belo Horizonte.

    A penúltima a se entregar na PF em Belo Horizonte foi Katia Rabello, ex-presidente do Banco Rural. Ela foi condenada a 16 anos e 8 meses de prisão. 

    Katia chegou à sede da PF em uma BMW e não falou com a imprensa. Ela cumprirá pena por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas.

    O último a se apresentar foi o publicitário e sócio de Marcos Valério, Ramon Hollberbach, condenado por formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. 

    Mais um mandado será cumprido em Minas Gerais contra José Roberto Salgado.



    Do R7