![]() |
Divulgação |
Ganhar mais de 5500 euros por mês para ficar simplesmente deitado numa cama durante 70 dias, parece ser o emprego mais fácil do mundo. A NASA já está à procura de voluntários.
Para servir de cobaia da Nasa, a experiencia exige dos voluntários apenas movimentos limitados enquanto permaneçam na cama (é imprescindível que o candidato não se levante da cama em nenhum momento durante os 70 dias). De lá, é permitido mexer no computador, ver televisão, navegar nas redes sociais, jogar consola, ler livros e até trabalhar remotamente — se o seu emprego permitir o “home” office.
Durante o repouso, todas as tarefas são adaptadas: banho e necessidades fisiológicas, por exemplo, são feitas em equipamentos especiais. Tudo para que a inclinação da cabeça dos voluntários não passe dos seis graus.
O objetivo é investigar como as condições de microgravidade em que vivem os astronautas, afetam a saúde física e mental. Quem estiver disposto a participar no estudo (e for aceite para tal, pois os testes físicos são quase tão rigorosos como aqueles a que os candidatos a astronautas se submetem) receberá um ‘salário’ de 18 mil dólares (13.320 euros) por mês, apenas para ficar deitado, com os pés ligeiramente mais elevados do que a cabeça, e sem se mexer muito.
Terminada a experiência, a NASA garante que os voluntários estarão prontos a regressar à vida ativa em apenas 14 dias, depois de uma rigorosa rotina de exercícios de recuperação. E a sua experiência, que no fundo simula os efeitos de uma viagem espacial de longa duração, será usada para ajudar os astronautas a manterem a sua saúde no espaço. Uma causa nobre para a qual se consegue contribuir de uma forma pouco ortodoxa.
Fonte: Jornaldanet