Em Brasília desde segunda-feira (28), o prefeito Alcides Bernal (PP) conseguiu, nesta quinta-feira (31), aporte financeiro para contratar 105 profissionais de saúde visando melhor atendimento em período de epidemia de dengue em Campo Grande. Neste mês, as notificações ultrapassaram a 13.425 casos e bateram recorde na Capital.
A confirmação do repasse extra saiu de reunião com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior. O acordo prevê o repasse de em torno de R$ 2 milhões para contratar enfermeiros e técnicos em enfermagem para atuar pelo menos durante quatro meses.
“Médicos nós já temos, o problema é na hora de fazer a triagem, quando se formam as filas. Então, com base nesta crise com o problema da dengue e a falta de profissionais viemos falar com o ministério e acabei de sair de uma reunião com a confirmação do aporte para contratar enfermeiros e técnicos de enfermagem para dar vazão a esse atendimento”, disse Bernal, em entrevista por telefone.
Segundo o prefeito, provavelmente na semana que vem o recurso será liberado pelo Ministério da Saúde. “Aí nós vamos fazer o procedimento necessário para contratar esses profissionais”, acrescentou.
Ainda na reunião com o secretário nacional de Saúde, Bernal combinou realizar “no meio do ano um seminário com o Ministério da Saúde para fazer uma avaliação do que aconteceu e do que deve ser feito para que não se repita essa situação tão grave”. Na ocasião, serão enviados pelo ministério autoridades no tema para discutir ações de prevenção.
Fonte: Midiamax
Por: Lidiane Kober
Foto: Divulgação