Trecho de biografia de executivo publicada por site conta episódio.
Ideia de uniforme veio após visita ao Japão, nos anos 80.
Steve Jobs usa sua blusa preta com gola rolê em apresentação do iCloud |
Steve Jobs, cofundador da Apple que morreu em 5 de outubro, foi vaiado ao propôr que os funcionários da Apple usassem um uniforme, segundo trecho do livro "Steve Jobs", a biografia do executivo escrita por Walter Isaacson. O texto foi publicado pelo blog Gawker.
Isaacson escreve que, em uma viagem ao Japão nos anos 80, Jobs perguntou ao então presidente da Sony, Akio Morita, o porquê de os funcionários da empresa japonesa usarem uniformes nas fábricas. Morita disse a Jobs que, depois da 2ª Guerra Mundial, a empresa tinha que dar roupas aos trabalhadores, porque eles não tinham o que vestir.
"Ao longo dos anos, os uniformes foram ganhando estilo e se tornando uma maneira de vincular os funcionários à empresa", diz Isaacson, no trecho publicado pelo Gawker. Isso fez com que Jobs tivesse a ideia de levar esse tipo de vínculo para a Apple.
Para definir sua ideia de uniforme, Jobs entrou em contato com o designer Issey Miyake, que já havia trabalhado com a Sony. Miyake criou um colete para os funcionários, mas a ideia não foi bem recebida. "Voltei com algumas amostras e disse para todos o quanto seria legal se todos usássemos os coletes. Fui vaiado naquele palco. Todo mundo odiou a ideia", disse Jobs ao seu biógrafo.
Foi durante esse processo que Jobs decidiu pedir que Miyake criasse um uniforme para ele, pela conveniência e por ser uma espécie de estilo próprio. "Então eu pedi que Miyake fizesse algumas de suas blusas pretas com gola rolê para mim e ele fez uma centena delas", disse o executivo a Isaacson, no texto publicado no blog.
Do G1, em São Paulo
Foto: Paul Sakuma/AP