CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/11/2021

    BATAGUASSU| Através da articulação de Akira, produtores de leite participam de reunião com autoridades do Estado

    Discussão sobre baixo preço da comercialização do produto

    ©DIVULGAÇÃO
    Através da articulação do prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) diante do pedido dos produtores de leite do município e região que buscam apoio para que haja uma solução para a venda justa de seus produtos in natura, representantes da categoria estiveram reunidos ontem, dia 22 de novembro, com o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB) e com o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

    O encontro realizado na Câmara de Vereadores de Bataguassu contou ainda com a presença do deputado estadual Amarildo Cruz (PT); do secretário - adjunto de Infraestrutura, Pedro Arlei Caravina; do prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia além de vereadores, secretários municipais e lideranças da região.

    Entre as reivindicações, os produtores pedem a reativação do Conseleite para nortear o preço cobrado pelo leite em todo Estado. Um requerimento e um abaixo assinado foram protocolados ao Governo do Estado representado por Riedel na ocasião apresentando as solicitações dos produtores rurais.
    ©DIVULGAÇÃO
    Durante o ato, Akira agradeceu a presença das autoridades estaduais por terem ouvido as demandas dos produtores. “O objetivo é auxiliar os produtores de leite, conhecer os seus anseios e as suas necessidades. Agradeço a presença de todas as autoridades que estão buscando juntas resolver essa situação”, destacou o prefeito.

    O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) salientou que o leite é um programa social do Governo do Estado que não pode ser encarado apenas como um programa de produção. “O leite gera emprego, fixa o homem no campo, gera renda. Queremos que todos os produtores tenham dignidade de vender e que as empresas possam adquirir o produto com um preço mínimo. Vamos colocar uma política leiteira no Estado que valorize o produto que estamos vendendo. Contem com a Assembleia Legislativa para a parte legal dessa pauta”, comentou o deputado.

    O secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, frisou a importância da base leiteira se organizar e buscar solução para a venda do leite com um preço justo. “Sabemos que a cadeia produtiva tem sofrido bastante e o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul também está tomando as devidas medidas para garantir a competitividade do setor”.

    Riedel disse que irá solicitar uma agenda com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruch juntamente com a Assembleia Legislativa para que seja reestruturado e reabilitado o Conseleite no Estado. “Vamos ter um instrumento de mercado que vai trazer justiça para a cadeia produtiva do leite, que já sofre há mais de seis meses com essa situação. O preço de referência vai diminuir esse prejuízo”, pontuou.

    O secretário de Estado de Infraestrutura frisou ainda que o Governo do Estado irá convocar também as entidades privadas para participar do projeto, mas que independente disso o Governo vai entrar “no jogo” para reestabelecer o preço de referência do leite em Mato Grosso do Sul”.






    ASSECOM

    ***