CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/07/2021

    Cerca de 30 mil doses da Janssen podem ser remanejadas a municípios de MS, diz pesquisador

    As doses fazem parte do 'cinturão de imunização', estudo que vem sendo realizado em 13 municípios de Mato Grosso do Sul. O número exato do quantitativo remanejado deve ser divulgado nesta sexta (9).

    Vacina contra Covid-19 da Janssen ©Breno Esaki/Agência Saúde-DF
    Cerca de 30 mil doses da vacina Janssen podem ser remanejadas entre os municípios de Mato Grosso do Sul, de acordo com o pesquisador líder do estudo científico que pretende formar um cinturão de imunização em 13 cidades do estado que estão na fronteira com o Paraguai e a Bolívia, Júlio Croda.

    As doses que podem ser remanejadas fazem parte das 165 mil doses destinadas aos 13 municípios fronteiriços integrantes na pesquisa que avalia a efetividade da Janssen, no território sul-mato-grossense.

    A secretaria estadual de Saúde (SES) explicou que receberá os relatórios de vacinação dos 13 municípios fronteiriços ainda nesta quinta-feira (8). As cidades devem enviar informações sobre a quantidade de pessoas imunizadas, até quando irá a vacinação e a possibilidade de doses que poderão sobrar.

    Assim, com a análise dos dados e a sobra de doses, o médico infectologista e líder do estudo de vacinação em massa na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, Júlio Croda, explicou que o quantitativo de 30 mil doses remanejadas pode ser uma possibilidade viável.

    De incentivos a cinturão de imunização: por que o Mato Grosso do Sul tem quase o dobro da porcentagem nacional de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19

    A quantidade remanejada deve ser divulgada nesta sexta-feira (9), após uma reunião entre a SES e o pesquisador, onde analisarão as quantidades e os relatórios enviados pelos 13 municípios que fazem parte do cinturão de vacinação.

    A secretária explica que as doses podem ser remanejadas futuramente, pois cidades ainda estão autorizados a continuar a vacinação e reter a quantidade de vacinas necessária.

    Cenário de doses da Janssen em Mato Grosso do Sul:
    • Mato Grosso do Sul recebeu mais de 165 mil doses;
    • 70% do total de doses foram enviadas aos 13 municípios fronteiriços;
    • 20 mil doses que estavam em estoque foram remanejadas às 66 cidades que não participam do estudo científico;
    • Cerca de 84 mil doses já foram aplicadas em moradores dos 13 municípios fronteiriços;
    • 30 mil doses, aproximadamente, que podem sobrar, serão remanejadas.

    Por José Câmara, G1 MS


    ***