Município tem população estimada 123.281 pessoas
Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande, comemora aniversário de 106 anos nesta terça-feira (15).
O município é um dos destaques econômicos do Mato Grosso do Sul, apresentando o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2018. A população é estimada em 123.281 pessoas.
A cidade é uma das dez cidades que compõem o Bolsão Sul-mato-grossense, região rica em arrecadação de impostos do estado de Mato Grosso do Sul, cuja principal atividade econômica é a pecuária. Outras fontes de renda desenvolvidas do município são a indústria e o turismo.
História
Os primeiros habitantes registrados nas terras de Três Lagoas, foram os indígenas kayapó, os kaigang, os ofayé e os guaranis. Por volta do século XVII a região já havia sido descoberta pelos não índios, mas só com a descoberta da rota das monções, utilizada por colonizadores para explorar o ouro da região e escravizar indígenas foi que ela passou a ser frequentada constantemente, são desse período os primeiros registros históricos da presença dos não índios nos rios e margens do Alto Paraná.
De um acampamento de ferroviário estabelecido em 1909, Três Lagoas transformou-se em entreposto comercial em 1913 com a inauguração da primeira estação ferroviária, para se tornar Vila de Três Lagoas em 15 de junho de 1915, pertencente à comarca de Santana de Paranaíba, mas politicamente emancipada. A instalação de grandes indústrias, a partir de políticas públicas de atração de empresas, alterou a base econômica da cidade e mais uma vez transformou o espaço urbano.
A Vila de Três Lagoas foi criada pela lei estadual nº 706, de 15 de junho de 1915, sendo parte da Comarca de Paranaíba, mas, emancipada politicamente.
![]() |
Igreja Santo Antônio, monumento arquitetônico de Três Lagoas ©DIVULGAÇÃO |
Alguns dos patrimônios históricos do município que podem ser visitados por turistas são Igreja de Santo Antônio, erguida pela colônia portuguesa em 1914, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus; o Cemitério do Soldado: o jazigo é uma homenagem ao soldado José Carvalho de Lima, morto em episódio do Tenentismo de 1924 e a quem se atribui milagres, a Estátua do Cristo e a Estação Ferroviária da Novoeste (antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil).
![]() |
Balneário Municipal de Três Lagoas ©DIVULGAÇÃO |
Os visitantes que passam pela cidade também podem aproveitar os seguintes atrativos turísticos naturais: Jupiá, às margens do rio Paraná, local ideal para pescaria; Praias de areias brancas do Rio Sucuriú: lá estão localizados o Balneário Municipal e muitos ranchos particulares; Jatobá: possivelmente a primeira árvore tombada como patrimônio público em Mato Grosso do Sul, por Lúcio Queirós Moreira; Cascalheira: local utilizado para a extração de cascalho durante a construção da Usina do Jupiá e que hoje abriga o Parque das Capivaras e lagos artificiais.
Por Mariely Barros
***