CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/04/2021

    Deputado Renato Câmara reforça pedido para que Estado agilize compra de novas doses de vacina

    Deputado estadual pediu para que o governo se adiante na aquisição das doses e cobrou informações sobre os estoques de oxigênio e insumos para o tratamento do Convid-19 no MS.

    ©ARQUIVO
    Em sessão plenária desta quarta-feira (31/3) o deputado Renato Câmara (MDB) encaminhou ao secretário de Saúde, Geraldo Resende, demandas voltadas para ações de combate à pandemia.

    Renato Câmara voltou a pedir que o Mato Grosso do Sul saia na frente na aquisição de novas doses do imunizante, conforme a Lei Federal n° 14.124 que autoriza estados e municípios a adquirir o imunizante.

    “Precisamos nos adiantar para acelerar o processo de imunização e fazer com que a vacina chegue cada vez mais as pessoas. Uma vez vacinados podemos voltar com segurança para uma rotina normal. Essa é uma forma de evitar a falta de leitos nos hospitais e que mais vidas sejam perdidas para esta doença”, afirmou.

    Em reunião com os representantes da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), na semana passada, o deputado levou a proposta para que haja união de esforços entre Estado, Município e empresários, para adquirir novas doses.

    Renato Câmara solicitou, também, a aquisição de doses de vacinas contra o COVID-19 para incluir o Plano Estadual de Vacinação de modo a priorizar os servidores públicos da área de educação e segurança pública.

    O encaminhamento se dá devido a procura de muitos servidores da educação e segurança pública que buscaram apoio junto a Renato Câmara para que intercedesse junto ao governo do Estado e Secretaria de Saúde, a inclusão desses profissionais para a imunização.

    Os profissionais da segurança pública são essenciais para o enfrentamento e fiscalização dos cumprimentos das medidas adotadas pelo Governo do Estado e Municípios. Com relação aos servidores da área de educação, estes são de suma importância que recebam a imunização para que possam retomar as suas atividades escolares presenciais com segurança, tanto para o servidor, quanto para os alunos.

    Sendo assim, visando a continuidade das atividades de ambas as categorias, se faz necessária a aquisição de doses de vacinas para garantir segurança da saúde para todos.

    O deputado ainda encaminhou a secretaria de saúde solicitação de informações a respeito da atual situação dos estoques de oxigênio das instituições de saúde pública no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

    Considerando a situação de emergência, em razão da pandemia, o deputado tem recebido inúmeros questionamentos por parte da população de diversas regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, que temem o desabastecimento dos estoques de oxigênio, a exemplo do que ocorreu no Estado de Amazonas e gerou um grande transtorno na saúde daquele local. Com isso, visando obter maiores informações, solicito dados a respeito da atual situação dos estoques de oxigênio das instituições de saúde pública no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

    Além disso, solicitou também a respeito da atual situação dos estoques de medicamentos necessários para os procedimentos de intubação de pacientes, bem como dos medicamentos utilizados no tratamento médico, como antibióticos e corticoides.

    ASSECOM

    ***