CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/02/2021

    ALCINÓPOLIS| Projeto do Município incentiva o plantio de frutas como geração de renda aos produtores da região

    Nesta quarta-feira foi realizado Dia de Campo do Projeto de Implantação da Cultura do Limão Taiti

    ©MSTODODIA
    Na tarde desta quarta-feira (24), a Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (Semudes), realizou o Dia de Campo do projeto de implantação da cultura do limão taiti. O evento foi realizado na Fazenda Xodó, propriedade de Geverson Rodrigues de Oliveira, um dos dez produtores envolvidos na iniciativa.

    Em seu discurso, o prefeito Dalmy Crisóstomo lembrou que o projeto tem como objetivo oferecer mais oportunidades de renda aos agricultores familiares e que até o final do ano devem ser investidos o total de R$ 250 mil em fornecimento de mudas, preparo do solo e assistência técnica profissional.

    “Essa é a maneira que a gente entende ser necessário para dar condições ao pequeno produtor para ele ter sua renda e criar sua família bem”, disse ele, agradecendo também ao apoio da Câmara Municipal. “Se não fosse a aprovação das Leis [por parte da Câmara], a gente não estaria aqui hoje, investindo nesses produtores”, explicou Dalmy, referindo-se que para ser executado, o projeto precisa da aprovação dos vereadores, por isso a importância da Casa de Leis no apoio.
    ©MSTODODIA
    Por sua vez, o vereador Angelo do Nicola parabenizou Dalmy, secretarias e todos os demais envolvidos no projeto. “O pequeno produtor enche os olhos ao ver a realização desses serviços na propriedade dele. Parabéns pela iniciativa, digo aos produtores que vai dar resultado sim e destaco que esse projeto já é uma realidade para o município”.
    ©MSTODODIA
    A secretária Bruna Barbosa, titular da Semudes, lembra que o limão é resultado de uma primeira experiência feita com a pitaya, em 2018. A fruta exótica foi um grande desafio e deu certo, gerando renda aos produtores que vendem a mercadoria em toda a região. “É muito gratificante ver esse resultado e agora em 2020 trouxeram a ideia do limão. O limão é uma cultura que se adaptou muito bem ao solo de Alcinópolis. Sabemos do potencial da região norte para a fruticultura e o projeto com o limão vem quebra mais um paradigma”.
    ©MSTODODIA
    Atuante no ramo da pecuária, o produtor Geverson aceitou o desafio para diversificar a renda. “A gente partiu para agricultura para diversificar a renda. Esperamos que seja produtivo. Agradecemos muito pela oportunidade que a secretaria e a prefeitura deram pra nós, porque se fossemos mexer por conta própria, seria muito mais difícil. Agora com toda essa ajuda, dá pra gente trabalhar bem”.

    Estiveram presente mais de 30 produtores rurais ao evento, e também várias autoridades vereadores Angelo do Nicóla, Helder Carneiro, Secretária de Agricultura de Costa Rica Suelen Furquim, sub-secretário Fernando Barbosa, Secretários de Alcinópolis Assistência Social Aloisio, da Saúde João Neto, Agricultura e Desenvolvimento Bruna Barbosa, e o cerimonial ficou por conta do Cicero de Souza.



    FONTE: MS TODO DIA

    ***