CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/11/2020

    NAVIRAÍ| No Município candidato que substitui Onevan não terá nome em urna eleitoral

    Deputado e candidato a prefeito morreu nesta sexta-feira de infarto durante um cateterismo

    Onevan (à esquerda) ao lado de Márcio Araguaia ©Divulgação/Campanha Onevan
    Após mais de um mês internado em São Paulo (SP) no Hospital Sírio Libanês, o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), 77 anos, faleceu nesta sexta-feira (13) em decorrência de uma pneumonia. Ele concorria à Prefeitura de Naviraí, o que gera agora nos eleitores a dúvida: como fica a situação da chapa no dia da eleição?

    Como as urnas já estão com dados incluídos e não podem mais sofrer alterações, no domingo (15) os eleitores vão encontrar a foto, número de dados de Onevan nas urnas, mas estarão votando, na verdade, em Márcio Araguaia, vereador pelo PTB em Naviraí..

    Márcio André, conhecido como Márcio Araguaia, é o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Onevan. Ficou à frente da campanha em sua maior parte e agora passa a ser o candidato à chefia do Executivo. É como quando um prefeito falece e quem assume é o vice-prefeito.

    E como fica depois 

    Conforme a lei eleitoral, em caso de falecimento, a sigla do candidato morto tem até 10 dias a contar do fato para indicar um substituto - no caso o novo vice.

    A situação é tratada no artigo 72 da resolução nº 23.609, publicada no dia 18 de dezembro de 2019 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

    A reportagem tentou contato durante a tarde com o presidente municipal tucano em Naviraí, Eugênio Guedes, para saber se já existe algum indicativo de quem deve compor a chapa nesse momento. Contudo, não houve nenhum retorno.

    Na Assembleia Legislativa, quem tem direito a cadeira antes ocupada por Onevan é Mara Caseiro, também do PSDB e que nas eleições de 2018 ficou como primeira suplente da coligação a qual faziam parte (PSDB, DEM e Pros). Atualmente, ela é diretora-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). 
    Imagem foi feita no lançamento da campanha. Os dois tiveram covid-19 ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)


    Fonte: CAMPO GRANDE NEWS
    Por: Nyelder Rodrigues

    ***