CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/07/2020

    Como regularizar a documentação do seu veículo durante a pandemia

    Saiba como regularizar a documentação do seu veículo e não tenha problemas para andar com o seu carro. 

    ©ILUSTRAÇÃO
    Depois de deixar o carro na garagem por alguns meses, as pessoas estão começando a andar com ele, uma vez que a vida aos poucos está voltando ao normal. 

    Uma questão que tem surgido nessa época é como regularizar a documentação do seu veículo durante a pandemia, já que muitos serviços deixaram de ser prestados e alguns postos do Detran estão fechados. 

    Cada estado seguiu uma regra em relação aos atendimentos no Detran, e no Mato Grosso do Sul não foi diferente. 

    Documentação do seu veículo durante a pandemia que precisa ser regularizada 

    Para que possa andar com o veículo sem medo de uma fiscalização e de levar uma multa, é preciso manter a documentação do veículo em dia. 

    O CRV (Certificado de Registro do Veículo) é um dos que precisam estar atualizados. É ele que comprova quem é o dono do veículo. Apesar do porte não ser obrigatório, evita que em caso de venda o antigo dono tente retomar o carro. 

    O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV é um documento de porte obrigatório e se consegue ele quando é feita a vistoria anual do veículo. 

    A Carteira Nacional de Habilitação – CNH é necessária para que possa dirigir o veículo, sendo que essa precisa estar válida. 

    O seguro auto, apesar de não se um serviço obrigatório é indicado para quem deseja proteger o veículo e há opções de seguro de carro barato para quem não pode desembolsar grandes valores. 

    Vale ressaltar que o seguro automotivo continuou a ser comercializado normalmente durante a pandemia, principalmente de maneira online, portanto, quem precisa renovar ou contratar esse produto não terá problemas. 

    Serviços do Detran podem ser acessados online 

    A pandemia interrompeu a realização de diversos serviços no Detran, tanto que o Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, publicou em março uma medida que suspendia a realização de alguns serviços e pagamento de multa, como foi o caso da renovação da CNH. 

    Apesar de suspensão de alguns, muitos outros puderam ser acessados e realizados normalmente por conta da tecnologia. 

    Para regularizar a documentação do seu veículo durante a pandemia basta acessar o site ou aplicativo do Detran para verificar se existe a disponibilidade de fazer tudo pela internet. Não é necessário pagar para usar esse meio e nele é possível esclarecer as dúvidas. 

    São mais de 20 serviços que estão sendo disponibilizados online, entre eles consulta de pontuação da habilitação, multas, débitos do veículo, exames e o agendamento de provas, débitos de IPVA, registro de Boletim de Ocorrência para acidentes sem vítima, emitir de guia para pagamento de licenciamento, consultas de comunicação de venda, informação de gravame, habilitação dentre outros. 

    Isso fez com que muitos dos documentos pudessem ser regularizados mesmo durante a pandemia. 

    Por exemplo, o motorista pode renovar a sua habilitação e ter acesso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, sendo que também é possível ter o documento impresso. 

    Uma novidade que foi antecipada com a pandemia foi o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) totalmente digital. Os motoristas agora não precisam mais andar com o documento impresso. 

    Regularizar a documentação do seu veículo pessoalmente 

    Para os que são mais tradicionais e preferiram esperar a retomada do atendimento presencial ou não conseguiram ter a sua solicitação atendida online, o Detran-MS já retomou as atividades de forma parcial desde o dia 13 de abril. 

    A recomendação é que todos os serviços possíveis continuem sendo acessados por meio digital para evitar aglomerações, uma vez que estão sendo adotadas medidas de prevenção contra o Coronavírus. 

    Entretanto, alguns serviços são realizados pessoalmente, como é o caso do licenciamento que teve sua data de início alterada para maio desse ano e deve seguir até outubro, de acordo com o final da placa. 

    Para quem precisa fazer qualquer serviço relacionado ao Detran, a orientação é verificar pelos meios eletrônicos se ele está disponível e realizar o agendamento. O atendimento agendado que começou no final de abril agilizou os atendimentos e conseguiu evitar aglomerações. 

    A pessoa que está com horário estipulado chega ao local e não precisa aguardar muito tempo para ter a sua solicitação atendida. 

    Mesmo assim, alguns insistem em serem atendidos sem agendamento, e para esses casos foi criado o serviço de Drive Thru Express que pode demorar um pouco mais. 

    Apesar de todas as mudanças e transtornos criados pelo Coronavírus, é possível regularizar a documentação do seu veículo na pandemia e andar sem preocupação de ser multado. Basta verificar online como ser atendido. 

    Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org.



    Imprimir