CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/05/2020

    TECNOLOGIA| MIT e Harvard preparam máscara que se acende quando detecta covid-19

    A máscara, segundo pesquisadores, poderá detectar o coronavírus em até 3 horas de uso

    Máscaras: Harvard e MIT testam maneira rápida de diagnóstico de coronavírus ©Justin Chin/Bloomberg via Getty Images/Getty Images
    Pesquisadores da Universidade Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estão desenvolvendo uma máscara de proteção que será capaz de detectar se a pessoa está infectada com o novo coronavírus. Sempre que o indivíduo tossir, espirrar ou respirar, uma luz fluorescente se acenderá. Para os cientistas, isso poderá ajudar a sanar o problema da falta de testes, recorrente em muitos países, uma vez que os doutores podem colocar a máscara nos pacientes e descobrir rapidamente, sem precisar levar os exames a um laboratório, se eles têm ou não a covid-19.

    A tecnologia será adaptada de um teste feito em 2014 pelo MIT, quando cientistas começaram a desenvolver sensores que poderiam detectar o vírus do ebola uma vez congelado em papel. O laboratório das universidades, em 2018, já era capaz de detectar sars, sarampo, influenza, hepatite C, entre outras doenças, com a ajuda dos sensores.



    Fonte: Exame.
    Por Tamires Vitorio



    Imprimir