CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    15/02/2020

    SAÚDE| Sábado é o “Dia D” da campanha nacional contra o sarampo

    Na Capital, 39,2 mil pessoas estão na faixa etária de imunização

    ©DIVULGAÇÃO
    As 71 unidades de saúde de Campo Grande abrem neste sábado (15) para o “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Durante todo o dia, as unidades estarão abertas para atender a população.

    A campanha de vacinação da tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, rubéola e caxumba, vai até o dia 13 de março. Este sábado foi a data escolhida para que todas as unidades estivessem abertas para atender à população de 5 a 19 anos, que não consegue comparecer na unidade durante a semana. 

    No total, Campo Grande tem 39.230 pessoas nessa faixa etária. O Ministério da Saúde estima que cerca de 20% dessa população necessita de pelo menos uma dose do imunobiológico. A vacina é dada às crianças que completam 12 meses e um reforço é dado aos 15 meses de idade. 

    Desde 2019, o governo federal estipulou também a “dose zero” para que crianças com idades entre seis meses a menores de um ano tomem a vacina. Elas eram as maiores vítimas do surto que acontece no país. A primeira etapa da campanha foi lançada em outubro, com imunização de crianças entre um e cinco anos. 

    Das suspeitas registradas em Campo Grande durante todo o ano passado, apenas um caso foi confirmado, que é considerado importado, uma vez que o paciente passou a apresentar sintomas depois de uma viagem com familiares a São Paulo, estado que concentra 98% dos casos de sarampo no país. Outros 34 foram descartados e um ainda está em investigação. Em 2020, foram registrados até agora apenas três casos suspeitos. Eles ainda estão sob análise para confirmação ou descarte da doença.



    Imprimir