CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/02/2020

    Naviraí recebe atendimento com o Ônibus da Saúde, neste sábado (15)

    O objetivo principal do programa é levar atendimento oncológico para a população do interior do estado.

    O Ônibus da Saúde atende em Naviraí, neste sábado, na Unidade Regional do município, que fica na Rua Martinho Lutero, 200, Centro ©Ernesto Franco
    O programa de prevenção Ônibus da Saúde leva atendimento especializado em Oncologia até o município de Naviraí, neste sábado (15). Desenvolvido pela Cassems, a estrutura móvel de prevenção ao câncer do país é equipada com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. O programa tem como objetivo principal levar procedimentos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso. O ônibus estará estacionado, à partir das 7h, na Unidade Regional da Cassems do município, localizada na Rua Martinho Lutero, 200, Centro.

    O foco deste programa são os dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres: o câncer de colo de útero e o de mama, que quando diagnosticados no início, têm maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também é importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

    A diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, explica que os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”.

    Viabilizador do programa, o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças silenciosas, sem sintomas nas fases iniciais”.

    O presidente também salienta que se detectado a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame preventivo anualmente e a mamografia a cada dois anos”.

    ASSECOM



    Imprimir