Ativista sueca ganhou notoriedade por sua defesa do meio ambiente
©DIVULGAÇÃO |
A revista americana Time elegeu Greta Thunberg, ativista sueca de apenas 16 anos de idade, a personalidade do ano de 2019, por sua defesa do meio ambiente e pela cobrança que faz aos principais líderes mundiais por políticas que colaborem com os problemas climáticos.
A revista Time a premiou após o discurso realizado na Conferência do Clima das Nações Unidas, em Madrid, na Espanha. Os editores da revista levaram em conta a liderança que ela mostra em um mundo cheio de problemas que vivemos e onde as instituições estão cada vez mais fracas. Em 92 anos da icônica revista americana, ela foi a personagem do ano mais jovem da história.
Vale lembrar que tudo começou quando Greta começou a protestar em frente ao parlamento sueco, exigindo mais ações dos políticos de seu país em relação ao meio ambiente e melhores práticas.
Clima no Brasil e no mundo
O Brasil tem sofrido muito com as mudanças climáticas. Já é possível ver milhares de pessoas passando por dificuldades respiratórias e outros problemas de saúde.
No Brasil, o impacto tem sido grande nos últimos anos, com destaque negativo para as queimadas, que, só no ano passado, desmataram o equivalente a São Paulo e Rio de Janeiro juntos.
Contudo, um documento elaborado pelo Fórum Econômico Mundial diz que o desmatamento da vegetação nativa pode acabar com as possibilidades de se encontrar potenciais curas para doenças.
De acordo com a Nasa (National Aeronautics and Space Administration), o ano de 2019 foi o segundo mais quente de todos os tempos, finalizando como a década mais quente da história. Além disso, a década de 2010-2019 foi cerca de 1º C mais quente que o final do século 19.
Tempo para um refresco
Embora as mudanças climáticas sejam um grande problema, o Brasil registra a cada mês temperaturas mais altas, principalmente nessa época de verão. Logo, um equipamento de climatização de ar-condicionado split é mais do que um item de luxo, mas, sim, de necessidade.
Esses novos equipamentos de climatização tem o olhar para o meio ambiente, são mais econômicos e utilizam menos energia elétrica, colaborando para um mundo mais saudável e sustentável.
Por: Rodolfo Milone