Conflito seria por disputa de área há pelo menos 1 ano
Um conflito entre indígenas e agricultores no fim da manhã desta sexta-feira (3), em Dourados a 225 quilômetros de Campo Grande, acabou com quatro pessoas feridas a tiros, sendo três indígenas e um segurança dos produtores rurais.
O conflito, que começou em outubro de 2019, seria pela disputa de uma área que fica na região urbana da cidade. Segundo informações preliminares durante o conflito, três indígenas foram feridos a tiros, um deles no rosto e outro no peito. Já o segurança foi ferido por um disparo no abdômen.
Todos os feridos foram socorridos e levados para o hospital da cidade. Os índios fizeram um bloqueio na estrada e policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) foram acionados para o desbloqueio da rodovia. O carro do Jornal Midiamax, acabou sendo atingido por pedras e facões pelos indígenas durante o desbloqueio da estrada, na cobertura da reportagem. O repórter não ficou ferido.
No início de dezembro, com a intensificação dos conflitos um produtor rural chegou a fabricar um trator blindado para continuar plantando na propriedade rural. Segundo o produtor rural, a medida era uma tentativa de se proteger do conflito fundiário com indígenas que se arrasta há décadas na região.
No dia 4 de dezembro, oito funcionários da fazenda estavam realizando o plantio com quatro tratores, entre eles, o blindado, quando aproximadamente 70 indígenas teriam chegado e começado a expulsar os trabalhadores. Segundo a ocorrência, um dos suspeitos ainda teria disparado na direção de um dos tratores e o grupo teria tentado atear fogo utilizando coquetéis molotov.
![]() |
Um dos feridos está em estado grave (Foto: Sidnei Bronka) |
Fonte: MIdiamax
Por: Thatiana Melo e Marcos Morandi
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilIc_56IPhrWQtDz0lzT7RFEcAbciqigZAU4SqZtkXOc-pnF9Q57tKuo9KMf9huQLcz3Re2LNCcC3-6eacIcbetP5F7pvDjn3gMf5kL_-JgzyA4hYvgp_oAJC1sxnX1z1HXzv1oncqpb8/s1600/VEJA-MAIS-VOLTAR.gif)
![Imprimir](
https://i.imgur.com/WV1LdeT.png)