CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/12/2019

    TRÊS LAGOAS| SARAMPO: Campanha Nacional terminou, mas vacina continua disponível nas unidades de Saúde do Município

    ©DIVULGAÇÃO
    As duas etapas da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, iniciada em outubro para crianças menores de cinco anos e, em novembro para adultos da faixa etária de 20 a 29 anos, terminaram neste sábado, 30 de novembro, quando também ocorreu o chamado “Dia D” de mobilização nacional da campanha.

    Em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das equipes do Setor de Imunização, montou uma estrutura de atendimento à população em 18 locais de vacinação, sendo 16 nas Unidades de Atenção Primária de Saúde (Postos de Saúde), uma equipe no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e outra no Sest/Senat, aproveitando o evento “Transportes em Ação”.

    Nesse evento, abrilhantado também com apresentações da Banda “Cristo Redentor” e onde a Prefeitura de Três Lagoas teve participação de destaque com ações da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJUVEL), Secretaria de Assistência Social (SMAS), Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) e vários setores da SMS, o Setor de Imunização também disponibilizou uma equipe, especialmente para vacinar as pessoas de 20 a 29 anos, que compareceram ao evento.
    ©DIVULGAÇÃO
    Apesar de toda essa estrutura de atendimento, preparada especificamente para a Campanha de Vacinação, o número de pessoas, de 20 a 29 anos, que compareceram às Unidades, foi “bem abaixo do esperado”, como avaliou a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja.

    Encerrada a Campanha Nacional de Vacinação, a Vacina Tríplice Viral, que vem sendo aplicada nesta campanha e que imuniza contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola, continua disponível em todas as Unidades de Atenção Primária de Saúde (Postinhos).

    “Esta vacina integra o Calendário Nacional de Vacinação. Por isso, é importante que as pessoas consultem a sua Caderneta de Vacinas e compareçam à Unidade de Saúde mais próxima de suas casas para a devida atualização, se houver necessidade”, orientou a enfermeira Humberta.

    O Ministério da Saúde distribuiu mais de quatro milhões de doses da vacina Tríplice Viral às Secretarias Estaduais de Saúde, que, por sua vez, encaminharam aos Municípios o número de doses suficientes para o atendimento da população.

    Em Três Lagoas, desde o início da Campanha, em outubro, até agora, haviam sido vacinadas 2.772 pessoas contra o sarampo.
    ©DIVULGAÇÃO

    ASSECOM/PMTL



    Imprimir