CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/12/2019

    Em evento no Tocantins, Jair Bolsonaro diz que aluno de universidades brasileiras 'faz tudo, menos estudar'

    Nesta quinta (12), presidente participou do lançamento do programa Governo Municipalista, que prevê investimentos em áreas como infraestrutura, educação e saúde nas 139 cidades do estado. Ele falou sobre a posição ruim do Brasil em ranking que mede desempenho dos estudantes de cerca de 80 países em ciência, leitura e matemática.

    Presidente Jair Bolsonaro em evento no Tocantins ©Márcio Vieira/Governo do Tocantins
    Em discurso durante um evento no Tocantins nesta quinta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro criticou as universidades brasileiras dizendo os alunos fazem "tudo, menos estudar".

    "Entre as 200 melhores universidades do mundo, tem algum brasileira? Não tem! Isso é um vexame! O que que se faz em muitas universidades e faculdades do Brasil, o [que o] estudante faz? Faz tudo, menos estudar."

    Na edição mais recente do ranking THE, da revista "Times Higher Education", a Universidade de São Paulo (USP) foi posicionada no bloco entre o 251º e o 300º lugar. Em edições anteriores, no entanto, esse mesmo levantamento já chegou a considerar a USP entre as 200 melhores do mundo, em 2012 e 2013.

    Além disso, outros renomados rankings internacionais podem contradizer a fala de Bolsonaro. Publicado anualmente, o QS University Rankings inclui a USP entre as 200 melhores desde 2012. Na edição de 2020, publicada em junho, a instituição paulista ficou na 116ª colocação.

    O ranking de Xangai, feito pela consultoria Shanghai Ranking Consulting e que também avalia centenas de instituições pelo mundo, anunciou sua edição mais recente em agosto. Nela, a USP subiu várias posições e ficou no bloco entre a 101ª e a 150ª colocação.

    No pronunciamento no Tocantins, ele também falou sobre:

    • corrupção – "Se aparecer [corrupção no governo], boto no pau de arara no ministro"
    • multas ambientais – "Já falei que não quero essa indústria da multa por parte do Ibama"
    • radares móveis – "Que não serve para nada, a não ser roubar vocês"
    • aumento do preço da carne – "Ou nós apoiamos o livre mercado ou não apoiamos. Tabelar eu não vou tabelar"
    No evento desta quinta, o presidente participou do lançamento do programa Governo Municipalista, que prevê investimentos em áreas como infraestrutura, educação e saúde nas 139 cidades do Tocantins.

    'Temos algum Prêmio Nobel no Brasil?'

    O comentário de Bolsonaro sobre as universidades brasileiras foi feito depois de ele falar sobre a Prova Internacional do Estudante (Pisa).

    Feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a avaliação é divulgada a cada três anos e mostra o desempenho dos estudantes de cerca de 80 países em ciência, leitura e matemática. A edição mais recente foi divulgada no início de dezembro.

    "A China está em primeiro lugar, nós estamos nos últimos", afirmou Bolsonaro. "Qual a tendência, que poucos falam? Têm vergonha de falar, porque, ó, é desrespeito. Não é desrespeito, é uma realidade. São melhores, vão viver melhores. Quantos e quantos outros países na nossa frente."

    Bolsonaro também disse que "nós somos o último aqui na América do Sul". Dirigindo-se a uma pessoa a quem identificou como "Doutor Pacheco", perguntou: "temos algum prêmio Nobel no Brasil? Tem?".

    Em outro momento, afirmou: "Qual o futuro nosso? O que nos espera lá na frente. O Brasil não vai sair do buraco por causa de uma pessoa só. O meu nome é Messias também, mas não faço milagre".

    Por G1



    Imprimir