CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/11/2019

    Seguros para smartphones: quais são e como funcionam?

    Existem planos para quem teve o celular furtado, roubado ou para aqueles aparelhos que sofreram danos físicos

    ©DIVULGAÇÃO
    O aumento no número de furtos e roubos de smartphones fez surgir uma nova categoria de serviços para quem passa de forma recorrente por essa situação. Danos físicos em algumas situações também são cobertos, mas tudo depende do tipo de contrato. É necessário consultar os planos oferecidos pelo mercado, que podem ser de uma operadora ou de uma seguradora. Elaboramos esta matéria para você que precisa entender de forma mais detalhada como funciona o seguro de celular.

    Em primeiro lugar, é necessário pagar uma taxa mensal para ter acesso ao serviço. Se ocorrer algum furto ou roubo e o plano adquirido cobrir essa modalidade, é exigida uma série de documentos, entre eles o Boletim de Ocorrência (BO). Depois de uma análise, a seguradora pode oferecer um novo aparelho ao cliente que foi furtado ou roubado. Mas atenção: nem todas as empresas oferecem seguro em ambas as situações, até mesmo por serem distintas -- no furto, o criminoso pega o celular sem que o dono perceba, diferentemente do roubo. Por este motivo, nem todas as empresas oferecem suporte ao chamado furto simples.

    Danos físicos acidentais também são cobertos por alguns planos de seguro. Entram nessa lista celulares quebrados ou danos provocados pelo contato do smartphone com líquidos, inviabilizando o funcionamento do aparelho. Cada operadora ou seguradora possui uma regra para a utilização do serviço -- algumas, por exemplo, aceitam apenas celulares recém-comprados ou contratar o serviço após 12 meses da aquisição. Outras, por sua vez, aceitam apenas aparelhos de determinadas operadoras.

    Existem também planos com cobertura internacional para danos físicos, subtração do dispositivo, danos elétricos e danos causados por água ou líquido. Em grande parte dos casos, o cliente precisa pagar uma porcentagem do valor do novo aparelho substituído quando solicita um novo smartphone, além de ter que pagar um SIM card em alguns casos.

    Também existe um período chamado de carência para que o seguro seja ativado. Se acontecer algo com o smartphone nesse meio tempo, como furto, roubo ou dano físico, não haverá cobertura, já que o serviço ainda não começou a funcionar. Portanto, antes de escolher o melhor plano para você, confira todas as condições de uso e pesquise com calma para não adquirir um seguro por impulso.



    Imprimir