CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/11/2019

    CAARAPÓ| Prefeito André Nezzi inaugura quadra de esportes de escola indígena do Município

    Quadra poliesportiva da Escola Lóide Bonfim Andrade, na Reserva Indígena Te’yikue, de Caarapó
    O prefeito de Caarapó, André Nezzi (PSDB), entregou na última sexta-feira (1º) as obras da quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Indígena Ñandejara – Extensão Lóide Bonfim Andrade, na Reserva Indígena Te’yikue. O ato reuniu autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de da comunidade escolar e população local.

    A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura informou que a quadra foi construída com financiamento do Ministério da Educação, através de Termo de Compromisso entre o Município e o governo federal, por meio do Programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE/PAR, com apoio do então deputado federal Antônio Carlos Biffi.

    Com área de 861,56 m², a quadra tem dois vestiários, um depósito, um alambrado em torno da área de esportes e arquibancadas. Foram investidos R$ 851.892,40 de recursos financeiros na obra, dos quais R$ 173.875,03 de verba própria do município.

    O objetivo da obra é beneficiar os alunos em suas atividades nas aulas de educação física e a comunidade na prática de esportes. Desde o início de sua criação, a extensão Lóide Bonfim de Andrade nunca dispôs de uma quadra de esportes. Os alunos sempre praticaram as aulas de educação física em espaços adaptados, no chão, expostos ao sol.

    “Sendo assim, a entrega desta quadra é um grande ganho para a educação, pois, muito além de cumprir com o currículo escolar e oferecer aulas de educação física a crianças e adolescentes, uma quadra esportiva nas escolas serve como um instrumento para a promoção de saúde e desenvolvimento de habilidade sociais importantes na vida adulta”, destacou a secretária de Educação, Ieda Maria Marran.

    Para o prefeito André Nezzi, a comunidade indígena tem poucos espaços para a prática de esportes. “A gente fica feliz em poder reduzir essa carência e entregar esta obra e podemos ver a alegria da comunidade escolar, o que nos deixa com a sensação do dever cumprido”, pontuou o dirigente.

    Extensão da Escola Municipal Indígena Ñandejara, a Escola Lóide Bonfim Andrade, na Reserva Indígena Te’yikue, atende 230 alunos do primeiro ao quinto ano.
    Autoridades descerram a placa inaugural da quadra poliesportiva da Escola Lóide Bonfim Andrade, na Reserva Indígena Te’yikue, de Caarapó
    Além do prefeito André Nezzi, o ato de inauguração da quadra de esportes foi prestigiado pela presidente da Câmara de Vereadores, Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM) e pelo vereador Manoelito Bagaceira (PDT), secretários municipais Ieda Marran (Educação, Esporte e Cultura), Aparecido dos Santos (Governo e Infraestrutura), Valberto Ferreira Costa (Saúde), Roberto Sanches Nakayama (Planejamento, Projetos e Habitação) e Janaína Guedes (Assistência Social). O ex-deputado federal Biffi foi representado pela coordenadora de Projetos e Convênios da prefeitura, Alessandra Prudêncio. Também participaram do evento o coordenador geral da Educação Escolar Indígena, Lídio Ramires, o diretor da Escola Ñandejara, Rogério Motta, o capitão da aldeia, Adão Manoel, e o ex-vereador indígena Otoniel Ricardo.

    ASSECOM



    Imprimir