CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/11/2019

    Sebrae Inspira reúne mais de 300 empresários para debater investimentos

    Evento aconteceu nesta quarta-feira em Campo Grande e contou com palestras e workshop sobre linhas de crédito e aplicações financeiras

    Evento atraiu mais de 300 empresários e interessados em diversificar a cartela de investimentos ©Afranio Pissini
    Mais de 300 empresários e interessados em investimentos se reuniram em Campo Grande nesta quarta-feira (13) para o Sebrae Inspira Investimentos, evento da instituição com especialistas do mercado financeiro que aconteceu a partir das 9 horas no Murano Buffet.

    “O Sebrae tem a responsabilidade de estimular o ambiente de negócios. Foi um ano de dificuldades para uns e maior sucesso para outros, e nada mais que oportuno trazermos pessoas para discutir temas sob a ótica dos investimentos no Estado”, ressaltou Tito Estanqueiro, diretor de operações da instituição.

    Na ocasião, o secretário da Semagro e conselheiro do Sebrae, Jaime Verruck, falou sobre a situação da economia no país hoje, que passa por ajustes para dar mais liberdade aos empresários. "Precisamos de dinheiro, investimento de longo prazo para que esses empresários possam desenvolver suas atividades. Por isso, eventos como esse são importantes para discutir a questão de disponibilidade de recursos a esses negócios".

    Já para Rodolpho Mangialardo, diretor regional do Senai-MS - um dos patrocinadores do evento -, a ação tem importância também para a indústria, que é geradora de emprego no Estado. “Um evento como este acende uma centelha no investidor e empreendedor que está mais resguardado e com receio de poder fazer o investimento e botar sua ideia em prática”, afirmou.
    Representantes de várias entidades estiveram presentes durante abertura ©Afranio Pissini 
    Dicas para investir

    Na primeira apresentação do dia, Adalberto Luiz do Sebrae Nacional apresentou o Programa Sebrae Empresa Simples de Crédito e tirou dúvidas sobre a nova modalidade de empreendimento que realiza empréstimos e operações financeiras para pequenos negócios.

    Depois, foi a vez de Eduardo Godoi Correa, superintendente de produtos e serviços financeiros do Sicredi, instituição que também patrocinou a ação, propor aos empresários a desmistificação do ato de investir. “Queremos fazer algumas provocações a respeito do otimismo que o país está trazendo e a forma como o Sebrae e o Sicredi podem auxiliar consultivamente o empresário e microempreendedor a tomar as melhores decisões para o negócio”.

    Outra das principais atrações foi o workshop “Investy: aprenda a investir no seu sonho e no seu negócio”. Quem compartilhou os conhecimentos com os participantes foi a empreendedora do Shark Tank Brasil, Camila Farani, bicampeã do Startup Awards na categoria Melhor Investidora-Anjo.

    Para a empresária, a primeira orientação é conhecer o perfil de investidor. “A dica é antes entender o seu perfil, se você tem mais apetite ou menos ao risco”. Segundo Farani, ainda existem poucos eventos sobre o assunto, desta forma, o Sebrae realiza um papel fundamental. “Iniciativas que visam formar novos investidores são muito importantes, para que se entenda que existem outras modalidades para trabalhar a receita tanto ativa quanto passiva”, disse.

    Público

    O evento atraiu interessados em diversificar a cartela de investimentos e empresários iniciantes, que buscam as possibilidades existentes no mercado. Foi o caso da proprietária de um escritório de contabilidade, Alcinda Rosa Martins, que conheceu o funcionamento de uma Empresa Simples de Crédito. “Fiz várias anotações sobre a ESC, não sabia desse segmento. Hoje, busco algo para investir, então estou aqui para captar informações”, afirma.

    Entender o que o mercado oferece pode representar a entrada de novos recursos. Para o empresário Vandro Borba, que também é diretor de normas técnicas na Acomasul (Associação dos Pequenos Construtores de Mato Grosso do Sul), é importante conhecer as possibilidades. “Hoje somos 42% do mercado de construção civil, então para nós é importante conhecer o mercado para a construção civil e buscar novos recursos”.

    ASSECOM



    Imprimir