![]() |
©DIVULGAÇÃO |
As doenças de verão devem receber mais atenção com as altas temperaturas. Veja quais são as mais comuns e como combatê-las.
Cada estação do ano possui suas características e as altas temperaturas podem trazer algumas preocupações e exigir cuidados. As doenças de verão vão desde casos simples até alguns que requerem mais atenção.
Para que não sofra com elas, descubra quais são as mais comuns e o que fazer para se prevenir.
1. Desidratação
Com as altas temperaturas o corpo acabe perdendo mais líquido e, se ele não for reposto, podem surgir tonturas, fraquezas, mal-estar e ressecamento das mucosas.
Por conta disso, o consumo de pelos menos 2 litros de água por dia é bastante indicado para repor o que está sendo perdido.
2. Intoxicação alimentar
O calor faz com que as bactérias e fungos se proliferem mais rápido e os alimentos são contaminados quando conservados de forma errada.
Deixar a comida fora da geladeira, exposta ao sol ou em local abafado, vai resultar em uma das doenças de verão.
3. Conjuntivite
A conjuntivite pode ser transmitida de uma pessoa para outra, com o contato da água contaminada como do mar ou piscina.
Os olhos ficam vermelhos, ardendo e com secreção. Para evitar o problema, mantenha as mãos limpas e evite abrir o olho embaixo da água.
4. Insolação
A ideia de aproveitar o sol ao máximo e se bronzear pode resultar em uma insolação porque o organismo terá dificuldade em controlar a temperatura corporal por ficar muito tempo exposto ao calor.
Usar o filtro solar e ficar na sombra podem ser maneiras de evitar o problema.
5. Bicho geográfico
Andar na areia da praia relaxa, mas também pode resultar em bicho geográfico.
A doença de verão é causada por um parasita que fica nas fezes de animais contaminados e, quando entra em contato com a pele, acaba causando lesões e coceiras.
6. Dengue
Os mosquitos encontram o ambiente ideal para proliferar quando chega o verão e são vetores de diferentes doenças como a dengue, zica e outras.
Para evitar a picada do mosquito é preciso usar repelente e manter os locais livres de água parada para que não se reproduzam.
7. Leptospirose
No verão é comum que ocorram chuvas torrenciais que resultam em alagamentos e bueiros transbordando.
O problema é que essa água suja pode ter contato com a urina do rato que possui uma bactéria que ao entrar em contato com a pele causa a doença.
A pessoa fica com os olhos amarelados, febre e sente dor muscular, por isso é preciso ficar longe dessa água.
Como se prevenir das doenças de verão
Não basta apenas conhecer o problema é preciso buscar maneiras de se prevenir das doenças de verão. Veja algumas das coisas que podem ser feitas.
- Fique hidratado
- Mantenha as mãos sempre limpas
- Não se exponha ao sol quando ele estiver forte
- Sempre use o protetor solar
- Cuide da alimentação e evite alimentos de ambulantes em má conservação
A qualquer sinal, procure um médico, que pode ser de um plano de saúde empresarial, coletivo ou individual, ou ainda do posto de saúde.
O importante é não deixar os sintomas piorarem devido ao calor.
Com as altas temperaturas chegando e sabendo como se cuidar, as doenças de verão não irão estragar as suas férias ou passeios nas praias e piscinas.
Por Jeniffer Elaina, da Smartia.com.br

