CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/11/2019

    Projeto de irrigação submersa em Camapuã é maior do país

    Sistema foi apresentado hoje a representantes do Governo

    ©Semagro / Divulgação
    A tecnologia aplicada a um projeto de irrigação inteligente chamou atenção da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). O projeto referência, considerado o maior sistema de irrigação submersa do país, foi apresentado pelos proprietários do local a representantes da Semagro na manhã de hoje (12). 

    O método, que busca otimizar a eficiência no uso da água, fornece medidas apropriadas de água e nutrientes diretamente nas raízes das plantas, evitando possíveis desperdícios e gastos desnecessários. Pioneiro do Estado, o projeto de irrigação foi implantado pelo produtor rural Sérgio Petrella na propriedade de sua família, a Fazenda Luzinha, localizada na cidade de Camapuã. 

    A necessidade de aplicação do sistema surgiu após o agricultor implantar com sucesso o método de integração lavoura-pecuária para reformar os pastos da fazenda. “Com os resultados decidi buscar projetos de irrigação para intensificar a atividade com ILP na Fazenda, e após visitar vários países conheci o projeto da Netafim que implantamos com investimento aproximado de R$ 8 milhões numa área de trezentos hectares”, explica Petrella. 

    Jaime Verruck, secretário da Semagro, foi responsável por recepcionar o agricultor e afirmou que o sistema já conta com aprovação do Estado, que incentiva sua plena ativação.

    “É um projeto que é uma referência, e simboliza o que Mato Grosso do Sul busca, que é a intensificação e a melhoria das condições de produção, com tecnologia e inovação”, afirmou o secretário.

    Fonte: CE
    Por: ALÍRIA ARISTIDES



    Imprimir