CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/11/2019

    Por que os energéticos conseguem deixar as pessoas mais “ligadas”?

    Conheça os ingredientes do energético e como eles agem no organismo humano

    ©DIVULGAÇÃO
    Os energéticos já são bastante populares entre os jovens, estudantes e pessoas que desejam ficar acordadas e atentas. Eles possuem em sua composição alguns ingredientes que estimulam o cérebro e diminuem a sensação de cansaço, permitindo que a pessoa possa ter um foco melhor em suas atividades.

    Mas você sabe quais são os componentes do energético? Apesar de ser bastante similar a outras bebidas, como os refrigerantes, principalmente por serem gaseificados, os energéticos possuem ingredientes muito mais específicos para causar esse efeito em seus usuários.

    Quais são os ingredientes do energético

    O principal - e um dos mais conhecidos - componente do energético é a taurina. Essa substância, que também pode ser encontrada “isolada” em suplementos alimentares indicados para atletas, é um aminoácido produzido artificialmente em laboratório.

    Há também a cafeína, que já é tradicional nesses tipos de bebidas, incluindo alguns refrigerantes. Ela tem um efeito estimulante e é a principal responsável pelo potencial do produto de dar mais energia. Além disso, também ajuda a dar uma sensação de maior disposição, além de melhorar a concentração.

    Um outro ingrediente é o inusitol, que tem a função de adocicar a bebida, e é usado normalmente em sua forma sintética. Para que o produto ganhe um sabor mais agradável, também é usado o citrato de sódio, que adiciona um sabor levemente cítrico, além do gás carbônico, que faz com que a bebida seja gaseificada.

    Bebida não é de origem animal

    A taurina pode ser encontrada em sua forma natural na bile de touros. Isso gerou o rumor que os energéticos seriam produzidos com ingredientes de origem animal, o que o tornaria não apropriado para a dieta vegana, por exemplo.

    No entanto, esse não é o caso dos energéticos. A taurina presente nessas bebidas é feita em laboratório, a partir da mistura de outras substâncias, como a aziridina com ácido sulfúrico ou de óxido de etileno com bissulfito de sódio.

    O processo de produção da taurina em laboratório acaba ficando muito mais em conta do que a extração de sua forma natural, ficando mais seguro afirmar que a forma sintética é a melhor opção para a indústria dessas bebidas.

    O consumo de energético deve ser feito com moderação. Por ser produzido com muitos ingredientes de alta capacidade estimulante, eles podem provocar alterações cardíacas.



    Imprimir